Por que Li Shang foi retirado do live-action de “Mulan”?

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Os remakes de live-action da Disney variaram de histórias que são basicamente cópias em carbono das animações originais, àquelas que tiveram mudanças significativas. A nova versão de “Mulan” parece vir com o objetivo de mudar tudo do filme original.

Enquanto a própria Mulan permanecerá a mesma, quase todos os personagens ao seu redor serão diferentes, isso incluindo Li Shang, um dos personagens mais amados da animação. Ele não foi apenas o interesse romântico da protagonista, como também a ajudou a se tornar na guerreira lendária.

Li Shang era um personagem-chave para a história do filme original, com habilidades de artes marciais incríveis, uma música cativante e status como ícone bissexual. Ele levou Mulan e o resto de suas tropas a se tornarem melhores e a enfrentarem um enorme desafio e definitivamente se tornou um dos personagens favoritos do público.

Enquanto Mushu foi retirado da nova versão para não tratar com desrespeito um símbolo da cultura chinesa, a retirada de Shang não parece bem justificada.

Mulan e Li Shang em cena da animação de 1998. Foto/Walt Disney Company

A produção do filme, tenta justificar a mudança, jogando a culpa para o movimento MeToo: “Acho que, particularmente na época do movimento ‘#MeToo’, ter um oficial comandante que também é o interesse romântico, seria muito desconfortável e não achamos que seria apropriado”, disse Jason Reed.

Ele ainda afirma que Li Shang será visto no novo filme divido em dois personagens: “Dividimos Li Shang em dois personagens. Um deles se tornou o comandante Tung (Donnie Yen), que serve como seu pai e mentor substituto no decorrer do filme. O outro é Honghui (Yoson An), que é igual a [Mulan] no esquadrão”.

Estas não serão as únicas mudanças, o live-action também não trará os protagonistas fazendo números musicais, como na animação original. A mudança foi feita para deixar o filme “mais realista” e “fundamentado”.

A produção conta a história de Hua Mulan, uma espirituosa e determinada filha que decide ir no lugar de seu pai, que está doente, quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

“Mulan” está chegando aos cinemas em 26 de março deste ano.

Compartilhe