Por que Mushu não está no live-action de “Mulan”?

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

O live-action de “Mulan” está trazendo uma série de mudanças a animação original, alguns dos principais personagens da produção original ficaram de fora da produção, isso inclui Li Shang e também Mushu, o fiel companheiro da protagonista, que a ajuda cumprir seu destino.

Jason Reed, produtor do live-action, explica que a Disney retirou o personagem em respeito à cultura chinesa, já que o dragão é um simbolo da cultura do país: “O dragão é um símbolo de respeito, força e poder, e usá-lo como um tipo de companheiro brincalhão não se saiu muito bem com o público tradicional chinês”, conta Jason Reed ao Collider.

Enquanto a maioria de nós, do ocidente, só conhece a história de Mulan por causa da animação da Disney, na China, a história tem séculos de existência e foi contada e recontada inúmeras vezes em todos os meios concebíveis. E por lá, a versão da Disney não é a mais popular, isso em parte pela forma como o símbolo cultural chinês foi representado.

Mulan segurando Mushu em cena da animação de 1998 da Disney. Foto/IMDb

O produtor ainda acrescenta que o novo filme terá um tipo de companheiro miológico. No live-action, este companheiro mitológico aparece como uma misteriosa fênix: “A Fênix é uma guardiã, sua protetora”, diz o pai da protagonista no segundo trailer do filme.

Reed diz ainda que a produção tentou trazer um filme que poderá ser apreciado pelo público da Disney e também pelo público da China, em respeito sua cultura.

O live-action também não trará os protagonistas fazendo números musicais, como na animação original. A mudança foi feita para deixar o filme “mais realista” e “fundamentado”: “Tomamos a decisão de que queríamos manter o mundo – mesmo que seja uma fantasia – mais fundamentado, mais realista, para que essas emoções realmente funcionassem e a ameaça fosse muito real”, explica Reed. “Então, estamos usando a música de uma maneira um pouco diferente”.

A produção conta a história de Hua Mulan, uma espirituosa e determinada filha que decide ir no lugar de seu pai, que está doente, quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.

“Mulan” estreia 26 de março deste ano nos cinemas.

Compartilhe