“Os Simpsons” não terá mais atores brancos para expressar personagens não-brancos

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

“Os Simpsons”, a maior série de animação de todos os tempos, não usará mais atores brancos para expressar personagens que não são brancos, de acordo com os produtores do programa.

“No futuro, os Simpsons não terão mais atores brancos expressando personagens não brancos”, disse o porta-voz da Fox, Les Eisner, em comunicado na sexta-feira (26).

A decisão ocorre na sequência de uma série de grandes séries de animação anunciarem planos de reformular os papéis de voz com atores apropriados para a raça dos personagens, enquanto os recentes protestos contra o racismo sistemático irrompem pelos EUA

“Os Simpsons”, da Fox. Foto/Divulgação

Nas três décadas desde o início da comédia animada, atores brancos interpretaram vários personagens não-brancos, incluindo Harry Shearer como Dr. Julius Hibbert e Hank Azaria como Apu Nahasapeemapetilon.

Apu, um funcionário da loja de conveniência Kwik-E-Mart, não aparece no programa há meses, mas ainda não está claro se o personagem irá retornar com outro ator dando a voz.

Em janeiro, Azaria anunciou que deixaria de dar voz a Apu depois de 30 anos interpretando o personagem ítalo-americano com forte sotaque. “Tudo o que sabemos é que não vou mais fazer a voz, a menos que haja alguma maneira de fazer a transição ou algo assim”, disse Azaria ao site /Film.

“Todos concordamos com isso. Todos sentimos que é a coisa certa e boa nisso”, acrescentou.

Hank Azaria dá voz a uma variedade de personagens em “Os Simpsons”, assim como o restante dos dubladores. Foto/Deadline/Fox Television

O comediante Hari Kondabolu – que fez o documentário “The Problem with Apu”, de 2017, expondo a controversa sobre o personagem – reagiu no Twitter dizendo que esperava que “Os Simpsons” mantivessem Apu e permitissem “que uma equipe de escritores muito talentosa fizesse algo interessante com ele”.

“Meu documentário ‘The Problem with Apu’ não foi feito para se livrar de um personagem de desenho animado datado, mas para discutir raça, representação e minha comunidade (que eu amo muito)”, escreveu Kondabolu. “Era também sobre como você pode amar algo (como os Simpsons) e ainda ser crítico sobre aspectos dele (Apu)”.

Em seu documento, Kondabolu entrevistou celebridades descendentes do sul da Ásia, incluindo Aziz Ansari e Kal Penn, para discutir como caracterizações como Apu podem ser vistas como racismo. O programa respondeu em um episódio de abril de 2018.

No episódio, a Lisa Simpson disse: “Algo que começou décadas atrás e foi aplaudido e inofensivo agora está politicamente incorreto. O que você pode fazer?”, ela então olhou para uma fotografia emoldurada de Apu inscrita com a mensagem: “Não tenha uma vaca”.

Nesta semana, Jenny Slate, da série animada “Big Mouth”, da Netflix, anunciou que não irá mais interpretar Missy, uma jovem garota mestiça. Kristen Bell também se recusou a continuar dublando uma personagem mestiça numa animação da AppleTV+ intitulada “Central Park”.

No Brasil, “Os Simpsons” são transmitidos pelos canais Fox, e estão disponíveis no FoxPlay.

Compartilhe