Em defesa da inclusão, Kristen Bell recusa papel de personagem mestiça em “Central Park”, da Apple

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

Kristen Bell anunciou que não estará dublando Molly, uma personagem mestiça na série de animação da AppleTV+, “Central Park”. A atriz conhecida por “The Good Place” e a franquia “Frozen”, citou seu próprio “privilégio generalizado” e disse que não estará mais dublando Molly na comédia musical animada sobre uma família que vive no Central Park.

“Fico feliz em renunciar a esse papel a alguém que possa dar uma interpretação muito mais precisa e me comprometerei a aprender, crescer e fazer minha parte pela igualdade e inclusão”, escreve a atriz.

“Este é um momento para reconhecer nossos atos de cumplicidade. Aqui está um dos meus. Interpretar a personagem Molly em ‘Central Park’ mostra uma falta de consciência do meu privilégio generalizado”, escreveu Bell na quarta-feira (24) em uma publicação feita no Instagram.

“A escolha de um personagem de raça mista com uma atriz branca mina a especificidade da raça mista e da experiência dos negros americanos”, observa.

“Estava errado e nós, da equipe do ‘Central Park’, estamos comprometidos em fazer a coisa certa”, escreveu Bell. “Fico feliz em renunciar a esse papel a alguém que possa dar uma interpretação muito mais precisa e me comprometerei a aprender, crescer e fazer minha parte pela igualdade e inclusão”.

Em uma declaração conjunta da equipe do programa eles reconhecem o talento de Kristen Bell, e tentam justificar que fizeram ela interpretar a personagem por que ela esteve no elenco da série “desde quase o primeiro dia de desenvolvimento do programa – antes mesmo de haver uma personagem para ela interpretar – e desde então ela apresentou uma performance engraçada, sincera e bonita”.

“Mas, após reflexão, Kristen, junto com toda a equipe criativa, reconhece que o elenco da personagem Molly é uma oportunidade de obter uma representação correta – escalar uma atriz negra ou de raça mista e dar a Molly uma voz que ressoe com todas as nuances e experiências da personagem como a desenhamos”, continuam.

Em janeiro uma das criadoras da série do AppleTV+ defendeu que a personagem negra tinha que ser interpretada por uma atriz branca. “Kristen precisava ser Molly, como se não pudéssemos fazê-la Molly. Mas então não conseguimos deixar Molly branca então fizemos de uma raça mista, então tivemos que seguir em frente”, ela escreveu.

“Kristen continuará fazendo parte do coração do programa em um novo papel, mas encontraremos uma nova atriz para emprestar sua voz a Molly”.

“Lamentamos profundamente que possamos ter contribuído para o sentimento de exclusão ou apagamento de alguém”, dizem. No entanto, a AppleTV+ ainda não fez nenhuma declaração sobre seu programa original decidir escalar uma atriz branca para estrelar o papel de uma personagem negra.

“Central Park” segue “Owen, o gerente do parque, e Paige, sua esposa jornalista, que criam seus filhos Molly e Cole no parque mais famoso do mundo, enquanto afastam a herdeira do hotel Bitsy Brandenham e sua assistente de longa data Helen, que gostariam de transformar o parque em condomínios”, diz a sinopse oficial.

Bell interpretava o papel de Molly, cujo pai (Leslie Odom Jr) é um homem negro e a mãe (Kathryn Hahn) é uma mulher branca.

Compartilhe