Roteirista de “Tartarugas Ninja” fala sobre influência de Star Wars no filme de 1990

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Além de obviamente ser baseado nos quadrinhos originais, o primeiro filme das Tartarugas Ninjas teve inspirações de uma galáxia muito, muito distante. Bobby Herbeck, que escreveu o filme “Tartarugas Ninja” original de 1990, compartilhou em entrevista ao CBR como Star Wars desempenhou um papel fundamental na criação das cenas de batalha do filme.

“O primeiro passo foi assistir ao filme ‘Os Três Mosqueteiros’ com Michael York”, revelou Herbeck sobre sua pesquisa para o filme. “Quando eles estavam lutando, os Três Mosqueteiros, eles tinham aquela atitude sarcástica entre si, sabe? Ou, eles espetavam um cara e soltavam uma piada. Você sabe, tinha aquele tom. E, os Irmãos Marx também estavam na minha cabeça, com suas trapalhadas.”

Herbeck descreveu então como o objetivo do filme era ser divertido tanto para adultos quanto para crianças. Ele enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio que agradasse a ambos os públicos. E então, compartilhou como George Lucas influenciou as Tartarugas Ninja com a abordagem das cenas de batalha em Star Wars.

Estudei Star Wars, porque notei que havia um padrão nas confrontações, nas batalhas. Lucas é tão brilhante”, explicou Herbeck. Cada cena de batalha em Star Wars tinha um tema. Não era ‘Puxa, precisamos ter uma luta agora neste filme’. A escrita levava até o confronto. Um tema diferente, se me permite. E foi isso que fiz com o filme das Tartarugas Ninja.”

Poster de “Tartarugas Ninja” de 1990 e “Star Wars” de 1977. Fotos: IMDb

Ele acrescentou: “Se você olhar para a trilogia original de Star Wars, verá. Sabe, George não dizia, ‘Ok, precisamos de uma luta agora, já se passaram 15 minutos sem uma’. Não. Sempre havia algo na escrita que levava a isso. A preparação. O confronto. Algo acontecia, então você tinha o conflito e, em seguida, o confronto final.”

Lançado em 1990, o filme trouxe para as telonas a história de origem das Tartarugas Ninjas. Como qualquer fã dos personagens sabe, eles se tornaram mutantes após um acidente envolvendo um caminhão que carregava uma substância radioativa que respingou em filhotes de tartarugas, que por acaso foram parar no esgoto de Nova York.

A sinopse do filme é: Em Nova York, um misterioso lodo radioativo transforma quatro tartarugas do esgoto em ninjas falantes, que agora caminham em duas patas e combatem o crime. Os corajosos heróis – Michelangelo, Donatello, Raphael e Leonardo – são treinados nas artes ninjas por seu sensei rato, Splinter. Quando um vilão ninja corrupto, um ex-aluno de Splinter, surge e espalha o caos pela cidade, cabe às destemidas tartarugas detê-lo.

Compartilhe