Polêmica sobre branqueamento de personagens em “Fate: A Saga Winx” explicada

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

“Fate: A Saga Winx” está trazendo a série de desenho animado para o mundo real, então os fãs nostálgicos ficaram curiosos para ver como os visuais e a história das fadas seriam em live-action. Mas o tom sombrio e o elenco predominantemente branco irritou os fãs.

Quase imediatamente após o lançamento do trailer, que apresentou um primeiro olhar para “Fate: A Saga Winx”, comentários críticos dos fãs de “O Clube das Winx” original choveram pela internet.

O mundo colorido do amado desenho animado que eles conheciam desde a infância tinha sofrido uma transformação mais dark, bem no estilo adolescente de “Riverdale”, e além disso duas das Winx, Musa e Flore, retratadas como garotas de cor no programa original são interpretadas por atrizes brancas.

“Winx” gira em torno de um grupo diversificado de cinco meninas que frequentam um colégio mágico no Outro Mundo e se transformam em fadas com poderes únicos e exclusivos. As Winx Bloom, Stella, Flora, Tecna, Musa e Aisha usam suas habilidades para lutar contra monstros e bruxas, enquanto continuam sendo grandes amigas.

Conforme observa o ScreenRant, isso significa que ao invés de uma versão nova e atualizada aos tempos modernos de uma animação amada por muitos, “Fate: A Saga Winx” foi considerado por muitos mais um dos muitos programas que apagam personagens de cor.

Flora, uma personagem latina que se dizia ser baseada em Jennifer Lopez foi removida do remake, e em seu lugar foi colocado Terra, uma personagem branca com poderes e habilidades similares ao de Flora. Além disso, Musa, uma personagem do leste asiático, está sendo retrata por uma atriz que não parece ser – detalhes abaixo:

  • Musa, a Fada da Música, era do Leste Asiático na série animada. No entanto, na nova série, a atriz Elisha Applebaum, que é 3/4 branco e 1/4 cingapuriano interpretará a personagem totalmente asiática, seguindo a norma de atores meio-asiáticos e meio-brancos interpretarem personagens totalmente asiáticos. 
  • Flora, a bondosa Fada da Natureza, tinha um tom de pele visivelmente marrom no programa original e muitas vezes era considerada como uma garota latina. No entanto, ela foi aparentemente substituída por completo na série live-action por uma personagem branca com poderes da natureza semelhantes ao de Flora. Sob o nome de Terra, a personagem é interpretada pela atriz Eliot Salt.

“Winx” original é reconhecido como um dos poucos desenhos animados que fez com que os fãs de cor se sentissem representados e vistos quando crianças, tornando as escolhas para o elenco da série ainda mais decepcionantes.

Apesar do branqueamento de duas personagens, Aisha, a Fada das Ondas, será interpretada por Precious Mustapha, uma atriz negra de pele escura. Não seguindo a tendência de Hollywood de escalar mulheres mestiças ou de pele clara para papéis escritos para atrizes negras. Muitos notaram isso, mas pela aparência do teaser, a série não será muito focada na personagem.

“Fate: A Saga Winx” também foi criticado por não ser suficientemente igual ao material de origem; Enquanto o desenho animado se passava em mundo bastante colorido e era assumidamente divertido, no novo programa da Netflix, o mundo parece parcialmente nublado e bastante cinza, além de parecer ter uma abordagem dark e aparentemente mais realista.

O showrunner de “Fate: A Saga das Winx”, Brian Young, explicou ao The Guardian que a série não é tão colorida quanto o desenho animado para ser realista e fazer com que as espectadoras se veem na tela como “pessoas de verdade”.

“Olha, de novo, sou um grande fã de manga anime e do próprio desenho animado, mas, é claro, esses são desenhos animados”, disse ele. “Ninguém é assim. Foi a coisa mais importante para mim que todas as crianças pudessem sentir que se viam nele… garotas de verdade, pessoas de verdade”.

A nova série se concentra nas Winx, que “além de aprender a controlar seus poderes, elas precisam lidar com o amor, as rivalidades e os monstros que ameaçam suas vidas”, de acordo com a descrição oficial. O plano é levar os fãs para o Outro Mundo em 22 de janeiro de 2021, quando a série estrear diretamente na Netflix.

Compartilhe