“Duna” quase foi adiado para 2022

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

Após quase um ano de atraso, “Duna” está finalmente chegando aos cinemas em outubro deste ano. No entanto, um novo relatório revelou que o épico de ficção e fantasia da Warner Bros. e Legendary quase foi adiado para 2022, porém o diretor Dennis Villeneuve e os acionistas decidiram que o filme já estava muito atrasado para sofrer outro adiamento.

A Legendary teve a opção de empurrar “Duna” para 2022, o que deixaria o filme de fora da janela de lançamentos de filmes da Warner Bros. no HBO Max e permitiria que “Duna” tivesse um lançamento exclusivo nos cinemas, em vez de um lançamento híbrido nos cinemas e no HBO Max.

No entanto, Villeneuve e os acionistas sentiram que o filme já estava atrasado demais e queriam lançá-lo o mais rápido possível. 

De acordo com a Variety, esta decisão foi supostamente tomada em agosto, indicando que discussões estavam em andamento sobre o plano de lançamento de “Duna” ao longo de 2021 até poucas semanas atrás.

Timothée Chalamet como Paul Atreides em “Duna”. Foto: Empire/Reprodução

“Duna” estava originalmente definida para chegar aos cinemas em dezembro do ano passado. No entanto, devido às restrições relacionadas à pandemia em andamento, o longa foi adiado para 1ª de outubro de 2021, enquanto a produção passava por algumas refilmagens.

Desde então o filme foi adiado em algumas semanas para 22 de outubro.

A estratégia de lançamento internacional de “Duna” envolverá uma estreia híbrida nos cinemas e no serviço de streaming da WarnerMedia, o HBO Max.

Se tudo der certo, “Duna” será o início de uma franquia, abrangendo um universo de filmes e séries. Há muito em jogo com seu lançamento, incluindo uma potencial sequência (parte de uma trilogia) e relatos de uma série em desenvolvimento para o HBO Max. Então, no final das contas, “Duna” pode prosperar tanto nos cinemas quanto no streaming.

Apesar de críticas mistas iniciais, “Duna” foi ovacionado por 6 minutos durante sua estreia no Festival de Cinema de Veneza. Isso é um bom sinal, pois o filme dependerá de um bom resultado do público para conseguir uma sequência já planejada pelo diretor.

“Duna” traz Thimothée Chalamet para estrelar no papel de Paul Atreides, um jovem príncipe nascido com um destino além de seu próprio entendimento, que deverá viajar para o planeta mais perigoso do universo “para garantir o futuro de sua família e seu povo”.

É esperado que esta seja a versão definitiva de “Duna”, uma vez que as muitas adaptações anteriores da história do complexo mundo criado pelo autor de ficção científica Frank Herbert falharam.

Embora a Warner Bros. não tenha anunciado planos para uma sequência de “Duna”, o diretor e roteirista Denis Villeneuve deixou claro, desde o início, que sua ideia é montar uma trilogia de filmes de “Duna” – isso poderia, por sua vez, se expandir para mais ainda.

“Eu não concordaria em fazer essa adaptação do livro com um único filme”, disse Villeneuve anteriormente“O mundo é muito complexo”, ele explicou. “É um mundo que toma seu poder em detalhes”.

“É uma história que aborda política, religião, ecologia, espiritualidade – e com muitos personagens. Acho que é por isso que é tão difícil. Honestamente, é de longe a coisa mais difícil que já fiz na minha vida”, acrescentou.

Zendaya em “Duna”, da Warner Bros. Pictures e Legendary.

Villeneuve explicou que seu maior desafio para fazer o filme “foi apresentar a vocês o mundo, as ideias para este mundo [de Duna], os códigos, as culturas, as diferentes famílias, os diferentes planetas. Agora, uma vez que isso seja feito, torna-se um parque de diversões insano”.

“Eu não deveria dizer isso, mas direi que, para mim, ‘Duna: Parte I’ é como um aperitivo”, disse ele. “‘Duna: Parte II’ é a refeição principal onde podemos adicionar muito mais . Por mais que ‘Duna: Parte I’ tenha sido, de longe, meu projeto mais emocionante de todos os tempos, ‘Duna: Parte II’ já está me deixando ainda mais animado”.

Dennis Villeneuve escreveu e dirigiu o filme, que é uma adaptação da saga de livros de ficção científica de Frank Herbert, uma história que tem sido notoriamente inadaptável para filmes e séries ao longo das décadas – mas Villeneuve acredita que seu filme vai funcionar.

A saga literária basicamente gira em torno do clã Atreides, com Paul Atreides entrando em uma aventura de aceitar seu destino e ser quem ele deveria ser enquanto sua família tenta conquistar o desolado planeta cheio de areia Arrakis, para poder assumir o controle da produção do recurso mais valioso da galáxia, conhecido como o Spice Melange.

primeiro trailer de “Duna” apresentou Chalamet como Paul Atreides, enquanto mostrava um olhar para outros personagens e elementos da saga, incluindo as habilidades precognitivas de Paul, e que seu destino o levará direto para um planeta desértico e severo cheio de gigantescos vermes de areia, na tentativa de salvar todo o seu povo e família.

Além de Chalamet, “Duna” também é estrelado por Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Jason Momoa, Stellan Skarsgård e Javier Bardem.

“Duna” está marcado para chegar aos cinemas em 22 de outubro de 2021.

Compartilhe