“Duna” é ovacionado por 6 minutos durante sua estreia em Veneza, apesar de críticas mistas

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

Apesar das críticas mistas iniciais, “Duna” foi ovacionado por 6 minutos pelo público durante sua estreia no Festival de Cinema de Veneza deste ano. Enquanto aguarda seu lançamento nos cinemas em 22 de outubro, o filme está circulando em vários festivais de cinema e, mais recentemente, estreou no Festival de Cinema de Veneza.

Então, as primeiras reações dos críticos sobre “Duna” já chegaram e foram, em sua grande parte, mistas. Muitos argumentam que, para um filme com duração de 2 horas e 35 minutos e com sequência não-garantida, é frustrante a falta de um encerramento mais definitivo.

Além disso, como relata o ScreenRant, alguns espectadores também não tinham certeza se estariam interessados em uma segunda parte de “Duna”.

No geral, “Duna” parece ser uma grande experiência visual para a maior parte dos críticos até agora. As primeiras avaliações elogiaram a visão épica, os efeitos visuais e a grandeza do filme, mesmo que a história em si não tenha funcionado para alguns deles.

Zendaya e Thimotheé Chalamet em “Duna”, da Warner Bros. Pictures. Foto: Empire/Reprodução

“Duna” traz Thimothée Chalamet para estrelar no papel de Paul Atreides, um jovem príncipe nascido com um destino além de seu próprio entendimento, que deverá viajar para o planeta mais perigoso do universo “para garantir o futuro de sua família e seu povo”.

É esperado que esta seja a versão definitiva de “Duna”, uma vez que as adaptações anteriores da história do complexo mundo criado por Frank Herbert falharam. Apesar das críticas mistas, o público do Festival de Veneza deu a “Duna” uma ovação de pé de 6 minutos. Isso é um bom sinal, pois o filme dependerá de um bom resultado do público e de bilheterias para conseguir uma sequência.

Embora a Warner Bros. não tenha anunciado planos para uma sequência de “Duna”, o diretor e roteirista Denis Villeneuve deixou claro, desde o início, que sua ideia é montar uma trilogia de filmes de “Duna” – isso poderia, por sua vez, se expandir para mais ainda.

“Eu não concordaria em fazer essa adaptação do livro com um único filme”, disse Villeneuve anteriormente. “O mundo é muito complexo”, ele explicou. “É um mundo que toma seu poder em detalhes”.

“É uma história que aborda política, religião, ecologia, espiritualidade – e com muitos personagens. Acho que é por isso que é tão difícil. Honestamente, é de longe a coisa mais difícil que já fiz na minha vida”, acrescentou.

Villeneuve explicou que seu maior desafio para fazer o filme “foi apresentar a vocês o mundo, as ideias para este mundo [de Duna], os códigos, as culturas, as diferentes famílias, os diferentes planetas. Agora, uma vez que isso seja feito, torna-se um parque de diversões insano”.

“Eu não deveria dizer isso, mas direi que, para mim, ‘Duna: Parte I’ é como um aperitivo”, disse ele. “‘Duna: Parte II’ é a refeição principal onde podemos adicionar muito mais . Por mais que ‘Duna: Parte I’ tenha sido, de longe, meu projeto mais emocionante de todos os tempos, ‘Duna: Parte II’ já está me deixando ainda mais animado”.

Poster promocional de “Duna” mostra os principais personagens. Foto: Warner Bros. Pictures

Villeneuve escreveu e dirigiu o filme, que é uma adaptação da saga de livros de ficção científica de Frank Herbert, uma história que tem sido notoriamente inadaptável para filmes e séries ao longo dos anos – mas ele acredita que seu filme vai funcionar.

A saga literária basicamente gira em torno do clã Atreides, com Paul Atreides entrando em uma aventura de aceitar seu destino e ser quem ele deveria ser enquanto sua família tenta conquistar o desolado planeta Arrakis, para poder assumir o controle da produção do recurso mais valioso da galáxia, conhecido como o Spice Melange.

primeiro trailer de “Duna” apresentou Chalamet como Paul Atreides, enquanto mostrava um olhar para outros personagens e elementos da saga, incluindo as habilidades precognitivas de Paul, e que seu destino o levará direto para um planeta desértico e severo cheio de gigantescos vermes de areia, na tentativa de salvar todo o seu povo e família.

Além de Chalamet, “Duna” também é estrelado por Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Jason Momoa, Stellan Skarsgård e Javier Bardem.

“Duna” está marcado para chegar aos cinemas em 22 de outubro de 2021.

Compartilhe