Roteirista de “Doutor Estranho” explica por que o diretor original deixou a sequência

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

O co-escritor de “Doutor Estranho”, C. Robert Cargill, explicou por que o diretor Scott Derrickson deixou a sequência do longa depois de ter problemas criativos com o Marvel Studios. Embora tenha fortalecido as carreiras de diretores como Joe e Anthony Russo, o Marvel Studios tem problemas frequentes com diretores devido à “diferenças criativas”.

Patty Jenkins deixou “Thor 2”, Edgar Wright saiu de “Homem Formiga” pouco antes da produção, Ava DuVernay recusou dirigir “Pantera Negra” e no início do ano passado Derrickson se juntou à essa lista. Derrickson deixou a sequência, “Doutor Estranho No Multiverso da Loucura”, por conta de “diferenças criativas” com o estúdio e agora C. Robert Cargill explicou detalhadamente sobre o motivo por trás da saída do cineasta.

“Foram diferenças criativas. [Scott Derrickson] queria fazer um filme e a Marvel queria fazer outro”, o roteirista contou ao CinemaBlend. “Então ele sentou lá e disse: ‘Bem, merda, eu tenho um ótimo roteiro que escrevi com Cargill, e estou muito orgulhoso’. Tudo se resumia a Scott, e Scott ficava tipo, ‘Bem, eu posso fazer este filme que estou comprometendo o que eu queria fazer, ou poderia fazer ‘The Black Phone”, e ele disse, ‘Sabe, Eu quero fazer um filme com Cargill. Eu vou fazer ‘The Black Phone””.

A estrela de “Doutor Estranho” Benedict Cumberbatch ao lado do diretor Scott Derrickson. Foto/Slashfilm

Cargill ainda acrescenta: “Como ele disse publicamente, foi uma escolha difícil deixar ‘Doutor Estranho’ para trás; mas ficou mais fácil que ele tivesse um filme pelo qual estava ansioso”. As diferenças criativas específicas que surgiram entre Derrickson e Marvel não surgiram desde o anúncio, mas Cargill forneceu alguma clareza adicional aqui.

Obviamente foi um rompimento sério, afinal o diretor queria fazer um filme e o estúdio outro. Conforme observa o ScreenRant, enquanto Derrickson orgulhosamente proclamou que este seria o primeiro filme de terror da Marvel no anúncio de “Doutor Estranho 2” em 2019, o presidente do estúdio Kevin Feige, por sua vez, rapidamente contornou a decisão dizendo que o longa teria uma classificação muito mais baixa.

No contexto da história também houveram a adição da Feiticeira Escarlate de Elizabeth Olsen e America Chavez, bem como alguns rumores consistentes de outros personagens do multiverso, o que significa que Derrickson teria que se adaptar à essas exigências.

Conforme relatado anteriormente, Derrickson tinha planos de fazer o primeiro filme totalmente de terror do MCU, mas isso saiu dos planos quando o estúdio quis levar o Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlate para dar início no Multiverso da Marvel. Rumores apontaram para uma tensão porque Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, queria que o diretor fizesse um filme muito diferente do que ele inicialmente imaginou.

Anteriormente relatamos que o próprio Derrickson formulou uma explicação mais detalhada sobre sua saída, falando que sua decisão de sair do longa foi tomada devido a um conflito de visões e ideias com o estúdio, que não o permitiria ter liberdade criativa suficiente para ele trabalhar e desenvolver o filme da forma como precisava.

“Eu fiz algumas escolhas criativas difíceis este ano”, ele refletiu em dezembro de 2020 em uma série de publicações no Twitter. “Mas eu jurei depois de fazer ‘O Dia em que a Terra Parou’ (2008) que nunca mais me veria no final do filme de outra pessoa, e estou insistindo nisso”.

Com a saída de Derrickson, Sam Raimi assumiu o cargo de diretor de “Doutor Estranho 2” – fazendo seu grande retorno ao universo de filmes da Marvel desde seu trabalho na trilogia dos anos 2000 do “Homem Aranha”. Desde o início, Derrickson deixou claro sua aprovação por Raimi, por duas vezes dizendo que o longa de super-heróis “está em excelentes mãos”.

Kevin Feige prometeu que o projeto apresentará elementos de terror e novos personagens e, além disso, a série “WandaVision”, do Disney+, está diretamente ligados ao longa, com Elizabeth Olsen confirmada para reprisar seu papel de Feiticeira Escarlate no longa. Rumores apontam que o próximo filme do “Doutor Estranho” deve funcionar como a terceira parte de uma trilogia do multiverso do MCU, definido para acontecer após os eventos de “WandaVision” e “Homem-Aranha 3”.

A produção é intitulada “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e tem estreia programada para 25 De Março De 2022, enquanto “The Black Phone”, que será estrelado por Ethan Hawke, deve estrear no início de 2022.

Compartilhe