Niki Caro, diretora de “Mulan”, diz que Liu Yifei foi a escolha certa para interpretar a protagonista

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

Liu Yifei trouxe honra a sua diretora; Em um novo vídeo dos bastidores de “Mulan”, a diretora Niki Caro falou sobre a escolha de Yifei para interpretar a guerreira titular e disse que “ninguém mais poderia ter desempenhado o papel”, acrescentando também que a atriz tem um grande habilidade em artes marciais.

“Ninguém mais poderia ter desempenhado o papel de Mulan”, disse a diretora no vídeo. “Nós a submetemos a uma avaliação física extenuante. Ela é uma artista marcial talentosa. Para cada movimento que Yifei estava fazendo no set, ela elevou o nível e inspirou a todos nós”.

A diretora Niki Caro ao lado de Liu Yifei, interprete de Mulan neste live-action, durante o pré-lançamento do filme no início de 2020. Foto/IMDb

Talentosa ou não, a atriz chinesa naturalizada estadunidense é também (no mínimo) muito controversa; no ano passado Yifei se envolveu no meio de um enorme escândalo, quando teve coragem de publicamente declarar apoio a polícia de Hong Kong em meio aos protestos em prol da democracia, que enfrentaram uma violência exagerada por parte da polícia do estado – que foi amplamente condenada por instituições de direitos humanos e até mesmo pela ONU.

Conforme informou a BBC, a srª Liu fez um post no Weibo compartilhando link do jornal governamental da China, People’s Daily, escrevendo (em chinês): “Eu também apoio a polícia de Hong Kong. Você pode me bater agora”. A publicação continuou com isso: “Que vergonha para Hong Kong”.

Depois de enfrentar uma onde enorme de pedidos de boicote contra o filme da Disney, Yifei em entrevista ao THR preferiu se esquivar de suas estranhas opiniões e vagamente disse que só espera “que isso seja resolvido logo”, observando que não é uma especialista.

“Acho que é obviamente uma situação muito complicada e não sou uma especialista”, diz ela agora, cautelosa ao extremo, conforme observa a publicação. “Eu realmente espero que isso seja resolvido logo”. Quando pressionada pela reportagem, “Yifei, cuja resposta parecia ensaiada, se recusou a dizer mais, simplesmente repetindo: ‘Acho que é apenas uma situação muito delicada'”.

Embora a publicação tenha recebido críticas de todo mundo, alguns especialistas na política da China acreditam que a publicação de Yifei tenha agradado ao governo chinês, onde o filme será lançado nos cinemas e deve receber apoio do estado.

“Na época, o governo apareceu em várias publicações apoiando fortemente o filme”, ​​disse Stanley Rosen, especialista em política e sociedade chinesa ao THR. “Há um ímpeto real por parte do governo chinês para fazer isso funcionar. Tenho certeza de que o governo vai tentar mostrar que o boicote não surtiu efeito”.

Liu Yifei em cena de “Mulan”, da Disney. Foto/IMDb

O filme dirigido por Niki Caro foi transferido para o Disney+ depois que seu lançamento nos cinemas foi adiado indefinidamente devido à pandemia em andamento. Mas para assistir ao filme, a Disney vai cobrar dos assinantes de seu serviço de streaming a alta quantia de US$30.

Quando foi adiado pela última vez, o co-presidente da Disney, Alan Bergman, e o diretor de criação, Alan Horn, disseram que o adiamento estava sendo feito por que o filme é uma “experiência” feita para ser assistida nos cinemas. “Mulan” ainda chegará aos cinemas, mas apenas nos países em que o Disney+ não está disponível – e os cinemas estejam ao menos parcialmente abertos, incluindo a China.

Baseado na clássica animação de 1998, o filme segue Hua Mulan, uma jovem destemida que arrisca a própria vida por amor à sua família e decide ir no lugar do seu pai, que está doente, quando o Imperador da China emite um decreto estabelecendo que um homem de cada família deve servir no exército imperial para defender o país dos invasores. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, apenas para se tornar uma das maiores guerreiras da China e conquistar o respeito de toda nação e trazer honra para sua família.

Embora seja descrito como um remake em live-action, esta nova versão de “Mulan”, irá apresentar mudanças significativas da produção original. O filme não irá apresentar os personagens fazendo performances musicais, Mushu acabou ficando de fora, e também Li Shang, o interesse amoroso de Mulan no filme original, foi retirado do live-action.

Compartilhe