“Transformers: O Início”: pré-sequência abre com maior nota da franquia no Rotten Tomatoes

Alguns críticos consideram o longa animado como o melhor da franquia até agora

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read
Resumo
  • As primeiras avaliações de "Transformers: O Início" foram publicadas e elas são, em sua maioria, positivas; com o filme marcando atualmente 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, a maior da franquia até o momento.
  • Embora alguns críticos não tenham comprado "Transformers: O Início", outros consideram o longa animado como o melhor da franquia até agora.
  • O filme, que chega em 20 de setembro aos cinemas, narra a história de origem dos Autobots e promete revelar "como tudo começou".

As primeiras avaliações do filme “Transformers: O Início”, que narra a origem dos Autobots e promete revelar “como tudo começou”, foram publicadas e são, em sua maioria, positivas; um fato surpreendente, considerando as reações mistas e negativas em relação aos trailers.

O filme, que chega aos cinemas em 20 de setembro, detém atualmente uma nota de 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, com base em 38 críticas publicadas até agora. Isso o posiciona como como a melhor nota da franquia Transformers até agora.

Nota de “Transformers: O Início” no Rotten Tomatoes. Foto: Reprodução

Conforme mais avaliações forem publicadas, é possível que essa nota oscile (observando que o filme abriu com 91%, subiu para 92% antes de chegar aos 89% atuais).

Embora alguns críticos não tenham ficado tão convencidos com “Transformers: O Início” e haja algumas críticas negativas, o estúdio parece ter dado uma nova vida à franquia. Alguns críticos até o consideram o melhor filme da franquia até agora.

Filmes anteriores de Transformers tiveram notas diferentes entre crítica e público: enquanto receberam avaliações mais baixas dos críticos, a nota da audiência foi consideravelmente mais alta. Então resta saber se essa ‘tendência’ vai se repetir com este filme.

O que diz as críticas de “Transformers: O Início”?

Imagem de “Transfomers: O Início” revela principais personagens. Foto: Reprodução

De acordo com o crítico Germain Lussier, do io9 do Gizmodo, “Transformers: O Início” é “facilmente a limpeza do gosto ruim que 20 anos de filmes live-action de Transformers podem ter deixado para alguns. É grandioso, é lindo e é sem dúvida o melhor filme de Transformers de todos os tempos.”

Por outro lado, o crítico Matt Singer, do ScreenCrush, não ficou tão convencido, afirmando: “Depois de décadas de experiência com os Transformers em várias formas, cheguei à seguinte conclusão: eles são brinquedos melhores que os de filmes.”

Kambole Campbell, da revista Empire, escreveu: “Embora o estilo de arte às vezes seja desagradável, suas ideias são interessantes o suficiente para torná-lo uma adição decente à franquia.” Já Julian Romano, do MovieWeb, elogiou o filme como “uma aventura CGI hipnotizante, repleta de cenas de ação emocionantes, ótimo humor e um roteiro bem pensado com temas poderosos.”

Em contrapartida, Tom Jorgensen, da IGN, deu um veredito negativo, afirmando que “‘Transformers: O Início’ se contenta principalmente com trocadilhos sem muito entusiasmo e batalhas Cybertronianas pouco legíveis.”

Cena de “Transformers: O Início”. Foto: The Hollywood Reporter

Alonso Duralde, do The Film Verdict, também opinou que o filme “preenche a história de fundo dos lendários ‘robôs disfarçados’, mas há pouco aqui para os espectadores que não têm nenhum envolvimento neste universo, cinematográfico ou não.”

No entanto, críticos como Karen M. Peterson, do AwardsCritics, e Evan Valentim, do ComicBook, destacaram que “Transformers One canaliza a alegria que trouxe o público a esse universo na década de 1980” e que “se esse é o futuro da franquia Transformers, então os fãs de Autobots e Decepticons têm um futuro brilhante pela frente.”

“Transformers: O Início” não é uma pré-sequência direta dos live-action

O diretor Josh Cooley disse que “Transformers: O Início” não é necessariamente conectado aos filmes live-action da franquia. Apesar de compartilhar a essência das origens, Cooley diz que o filme pré-sequência segue seu próprio caminho como uma história independente. Para ele, o cerne da narrativa é a dinâmica entre Optimus Prime e Megatron, antes de se tornarem inimigos mortais.

“Transformers: O Início” narra a história de origem dos Autobots. Situado em um passado distante em Cybertron, o filme acompanha a jornada de Optimus Prime, aqui conhecido como Orion Pax, e D-16, que mais tarde se tornaria Megatron. É uma história que mergulha nas origens, explorando como uma amizade deu lugar a uma amarga rivalidade.

Ao optar pela animação em computação gráfica, Cooley (que também dirigiu “Toy Story 4”) disse que buscou manter um nível de credibilidade, evitando que o público pensasse estar assistindo a um típico filme de animação.

Compartilhe