Um novo roteirista foi escolhido para escrever “Star Wars: New Jedi Order” (Nova Ordem Jedi): George Nolfi, conhecido por seus trabalhos em “O Ultimato Bourne” e “Doze Homens e Outro Segredo”, desenvolverá a história do longa focado – como o título sugere – na Nova Ordem Jedi.
O filme é estrelado por Daisy Ridley, reprisando seu papel de Rey da trilogia sequencial, e dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy.
A história deve se passar 15 anos após os eventos de “A Ascensão Skywalker” de 2019, com a personagem de Daisy Ridley, Rey, agora uma mentora para uma nova safra de Jedis, liderando a construção desta “Nova Ordem Jedi” no universo de Star Wars.

Ao longo do tempo de gestação de “Nova Ordem Jedi” houve duas constâncias: Daisy Ridley estrelando como Rey e a diretora de documentários Sharmeen Obaid-Chinoy fazendo sua estreia na direção de longas-metragens. Todo o resto mudou desde então — incluindo sua data de lançamento prevista e quem escreverá o roteiro.
Nolfi já é o quarto roteirista associado à “Nova Ordem Jedi”: Inicialmente a dupla de roteiristas Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson havia sido escalada para escrever o filme. Posteriormente, eles foram desligados do projeto e o criador de “Peaky Blinders”, Steven Knight, foi chamado para escrever um novo roteiro, antes que ele também saísse da equipe criativa do longa.
A contratação de Nolfi, conhecido por suas habilidades em criar thrillers envolventes, é vista como uma aposta da Lucasfilm para trazer uma nova perspectiva para a história de Rey e da Nova Ordem Jedi. Conforme informado pelo The Hollywood Reporter, a constante troca de escritores mostra que a Lucasfilm e a Disney estão determinadas a encontrar a abordagem certa para essa nova história, que promete explorar os desdobramentos após a conclusão da Saga Skywalker.
Os contratempos no roteiro de “Nova Ordem Jedi” atrasaram qualquer início de produção esperado para o projeto, que a certo ponto estava sendo cogitado para sair próximo de “Mandalorian and Grogu”, marcado para estrear em 22 de maio de 2026. Em vez disso, um outro filme de Star Wars do diretor Shawn Levy, cujos detalhes da trama ainda são desconhecidos, disparou na frente e deve ser gravado antes. O filme sem título de Levy fez as manchetes esta semana após ser divulgada a informação de que o ator indicado ao Oscar Ryan Gosling está em negociações para estrelar o longa.
Filmes da franquia Star Wars em desenvolvimento

Enquanto “Nova Ordem Jedi” avança lentamente, há muitos projetos de longas-metragens de Star Wars em andamento. Para começar o filme de Mando e o Bebê Yoda, oficialmente intitulado “Mandalorian & Grogu”, que chega aos cinemas em 22 de maio de 2026, será o primeiro longa da franquia desde “A Ascensão Skywalker” de 2019.
Há uma nova trilogia cinematográfica comandada por Simon Kinberg em desenvolvimento. Embora detalhes não tenham sido revelados, os longas devem ser considerados episódios 10-12 da franquia.
Há também um filme (ainda sem título) dirigido por Shawn Levy, que tem Ryan Gosling em negociações para estrelar, mas ainda sem detalhes sobre a trama. Outros projetos incluem: um filme de James Mangold situado milhares de anos antes sobre o primeiro Jedi; um filme de Dave Filoni que se passará entre os eventos de “O Retorno dos Jedi” e “O Despertar da Força”; o filme “Rogue Squadron”, da diretora de “Mulher-Maravilha”, Patty Jenkins, que foi cancelado e retomado ao desenvolvimento em 2024; assim como um projeto estrelado por Donald Glover como Lando, cujo formato (filme ou série) ainda não está definido.
Uma trilogia de Rian Johnson, que anteriormente estava em desenvolvimento, está presumivelmente cancelado. Enquanto um projeto sem título do presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, foi arquivado.