A saga Mad Max trouxe seu futuro distópico as telas em 1979 e desde então produziu quatro filmes, cada um explorando cada vez mais a insanidade do deserto e a batalha pela sobrevivência. No entanto, em que ano se passa os filmes?
Embora o primeiro filme tenha começado com a indicação de que se passava “daqui a alguns anos…”, sugerindo um futuro próximo sombrio nos anos 80. Agora, 45 anos após o lançamento do primeiro filme, é possível que a trama esteja ambientada mais no ‘passado’ do que no ‘futuro’? Descubra a seguir:
Mad Max
O filme “Mad Max” original de 1979 começa sem muitas informações, apenas com o texto na tela dizendo “Daqui a alguns anos…”. O grafite em uma placa de rodovia é datado de dezembro de 1984, o que sugere que os eventos do filme ocorrem por volta de 1985.
Mad Max 2
Para preencher as lacunas no segundo filme, o co-roteirista Terry Hayes indicou que se passaram três anos desde os acontecimentos do primeiro filme, conforme mencionado no documento de produção chamado “O Preâmbulo”. Isso nos leva aproximadamente a 1988.
Mad Max: Além da Cúpula do Trovão
“Além da Cúpula do Trovão” se passa 15 anos depois, ou seja, em 2003, de acordo com uma entrevista com Hayes na época do lançamento. O diálogo e a narração indicam que houve um apocalipse nuclear total nos anos seguintes e que a água agora é tão escassa quanto a gasolina.
Mad Max: Estrada da Fúria

“Estrada da Fúria” foi concebido como uma sequência direta que se passa imediatamente após os eventos de “Além da Cúpula do Trovão”. Considerando a lacuna de 30 anos entre os filmes, o protagonista foi reformulado (em parte, devido ao cancelamento de Mel Gibson). Assim, Max foi interpretado por Tom Hardy, que é muito mais jovem. Embora as referências ao passado tenham sido mantidas, os eventos do filme são situados em meados do século XXI. E como Max ainda é tão jovem? Isso não é explicado.
Furiosa: Uma Saga Mad Max
George Miller afirma que o prequel se passa cerca de 15 anos antes de “Estrada da Fúria” cobrindo a protagonista titular dos seus 10 aos 26 anos. “Furiosa” termina imediatamente antes dos eventos de “Estrada da Fúria”. Isso é indicado pelos créditos e por uma rápida cena que explicitamente faz referência à imagem de abertura de Max e seu carro, lembrando ao público que ele está lá fora, esperando para se juntar à história.