O que é um Baiacu em “The Last of Us”?

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

O quinto episódio de “The Last of Us” apresentou sua versão do ‘Baiacu’, originalmente chamado ‘Bloater’ (inchado, em tradução livre). Embora tenha sido um grande destaque, a série não fez muito para explicar o que era aquele gigante infectado.

O que é um ‘Baiacu’?

A história de “The Last of Us” – baseada no jogo de 2013 de mesmo nome – ocorre em um mundo devastado por um fungo virulento chamado cordyceps que têm infectado as pessoas.

‘Baiacu’ é como é definido um dos estágios finais da infecção do fungo cordyceps em humanos.

Isso ocorre quando alguém está infectado há anos pelo cordyceps e, de alguma forma, consegue “sobreviver”. Ao contrário dos clickers mais comuns, as pessoas que atingiram o estágio de ‘Baiacu’ estão praticamente totalmente envoltas no fungo que cresce na cabeça de um infectado.

O Bloater do episódio 5 de “The Last of Us” e outros infectados. Foto: Variety

Como Joel (Pedro Pascal) explicou no início da série, a maioria dos infectados vive apenas cerca de um mês, mas clickers e baiacus estão infectados há tanto tempo que o fungo já tomou até mesmo seus olhos e, para se locomover, eles precisam usar a ecolocalização.

Clickers são mais comuns no mundo de “The Last of Us”, mas se um infectado viver o suficiente para chegar ao estágio ‘Baiacu’, sua estrutura (que inclui pus, que podem explodir) o torna muito mais perigoso.

Por motivos óbvios, Baiacus são mais difíceis de derrotar que Clickers.

“The Last of Us” segue Joel, um contrabandista encarregado de escoltar a adolescente Ellie por um Estados Unidos pós-apocalíptico, na esperança de uma cura para uma praga semelhante a zumbis.

A primeira temporada de “The Last of Us” é divida em 9 episódios, que adaptam o enredo do jogo de 2013.

De acordo com os criadores da série, o programa não adaptará histórias além do escopo da franquia de videogame.

“The Last of Us” é transmitido pela HBO e HBO Max.

Compartilhe