Já se passaram quase 20 anos desde que “Smallville: As Aventuras do Superboy”, estreou, e quase 10 anos desde que a série terminou na décima temporada, após 217 episódios. Desde então, as adaptações de quadrinhos se tornaram cada vez mais onipresentes e mais populares, mas o impacto de “Smallville” não foi esquecido.
Enquanto o 20º aniversário da série sobre as origens do Superman se aproxima, o elenco se reuniu em um painel virtual na NY Comic Con para falar sobre a corrida de 10 anos, seus arrependimentos que eles tinham sobre seus personagens e os problemas que enfrentaram no set.

No painel estavam presentes: Tom Welling, que interpretou um jovem Clark Kent em seu caminho de se tornar no Superman; Michael Rosenbaum, interprete do precoce Lex Luthor que se tornaria no maior inimigo do super-herói; Laura Vandervoort, que interpretou Kara Zor-El (também conhecida como Supergirl) na sétima temporada; e Sam Witwer, que interpretou Davis Bloome na oitava.
Tom Welling, que reprisou o papel de Clark Kent no ano passado para o crossover “Crise Nas Infinitas Terras”, admitiu que não tinha muito conhecimento em quadrinhos, dizendo que isso estranhamente o ajudou a se preparar para o papel de um Homem de Aço inexperiente. “Eu não cresci em uma família de quadrinhos, o que, eu disse antes, me ajudou, eu acho”, disse ele. “Porque a ideia de Clark é que ele não sabia quem ele seria, então isso tornou tudo mais fácil para mim”.
Vandervoort também expressou seu desapontamento por Kara não ter tido um encerramento de sua história na temporada final: “Eu gostaria que Kara tivesse mais no final”, disse ela. “Ela realmente não teve um encerramento, ela meio que saiu voando e nunca mais a vimos. Teria sido bom para mim pessoalmente, e acho que para o personagem, ter esse encerramento. Eu não tive despedidas adequadas, e eu acho que eles poderiam ter explorado mais de sua história pessoal”.
“Ela estava sempre, obviamente como deveria estar, envolvida com a história de Clark e tentando ajudá-lo, mas nós nunca realmente a conhecemos, exceto quando ela amnésia, que foi uma oportunidade de explorar quem ela era fora desse personagem, porque ela era uma lousa em branco”, Vandervoort observa. “Mas, por outro lado, é a história de Clark Kent e Lex Luthor, e eu gosto de como eles a influenciaram; pessoalmente simplesmente acho que teria sido bom ver mais sobre ela”.
Witwer também ressoou sua decepção com final dado ao seu personagem: “Eu sei que deixei registrado que não concordo necessariamente com a forma como [a série] acabou comigo”, disse o ator sobre o final do seu personagem, que depois de uma temporada de turbulenta por causa de sua metade malvada e assassina, se viu finalmente separado do seu lado obscuro no final da oitava temporada, apenas para ser revelado como um assassino e então conhecer sua morte prematuramente.
“Mas não me lembro do enredo bem o suficiente para saber se eu apoiaria isso ou se mudei de ideia ao longo dos anos”, ele acrescentou. “Só sei que estava chateado e ainda estou chateado por ter matado meu amigo Aaron Ashmore [que interpretou Jimmy Olsen], porque Aaron é um cara tão legal”.

Embora fosse repetitivo os figurinos do “Superboy”, seu interprete simplesmente amava: “Eu adorei porque, muitas vezes, era camisa azul, jaqueta vermelha ou o inverso, e de vez em quando, eles jogavam uma camisa xadrez. E tornou tudo muito simples para os dublês e para mim”, ele conta. “E foi tipo: ‘Legal. Não precisamos nos preocupar com o guarda-roupa’. Então, dessa forma, gostei muito, e também não era colante, não era qualquer versão de malha, então isso também foi muito útil”.
Rosenbaum então revela um segredo, como os estúdios costumavam ser tão quentes, para cenas em que Welling estaria filmando em close-up, ele usaria shorts e sandálias. Welling explicou que “provavelmente” se você não visse Clark da cintura para baixo, então ele estava de short e sandálias.
“Essa é uma das minhas primeiras memórias de Tom”, observa Vandervoort. “Uma das primeiras cenas que fiz com ele no loft. Nós entramos em seus close-ups, e sim, sem calças. Apenas sandálias birkenstocks e meias, e obviamente shorts ou o que quer que sejam. Tirou um pouco da fachada de mim”.
Rosenbaum também achou interessante contar uma história sobre quando conseguiu inesperadamente o papel do jovem Lex Luthor. Ele disse que depois deter um sonho horrível sobre a morte de sua avó, ele imediatamente ligou para conversar com ela e falou sobre o papel, bem como que ele estava se preparando para a audição. Rosenbaum disse que sua avó lhe assegurou que, “você vai receber este aqui”. Ele realmente conseguiu o papel, uma semana depois e recebeu a notícia depois do funeral de sua avó, onde recebeu a mensagem de seu agente informando que ele tinha conseguido o papel de Lex Luthor. “Então foi emocionante”, explicou Rosenbaum, “mas me lembro que ela disse isso, então foi meio agridoce”.
No entanto, Erica Durance, que interpretou Lois Lane, e reprisou seu papel ao lado de Weeling no crossover de 2019, estava visivelmente ausente do painel virtual que pode ser conferido acima.
“Smallville: As Aventuras do Superboy” conta a história de origem do Superman e narra as primeiras aventuras do kryptoniano Clark Kent enquanto ele conhece os seus superpoderes e aprende a controlá-los, enquanto ele cresce na cidade Smallville, no Kansas. Vale ressaltar que este Clark Kent nunca cruzou com Mulher-Maravilha, Batman e Lanterna Verde em nenhuma das dez temporadas, embora tivesse algumas referências a icônica personagem.
Todas as dez temporadas de “Smallville” estão atualmente disponíveis, dubladas e no idioma original, no Amazon Prime Video.