“Bohemian Rhapsody” foi um grande sucesso de bilheteria e chegou a levar alguns Óscars nas categorias técnicas e o de ‘Melhor Ator’. No entanto uma cena em particular chama atenção e grita aos olhos em menos de dois minutos foram feitos 60 cortes que dão um ritmo um tanto bizarro ao filme.
“A montagem é difícil de avaliar. Uma boa montagem raramente devia chamar a atenção. Uma boa montagem conta a história de uma forma eficaz. E quando um filme é bem editado, normalmente saímos dele a dizer ‘foi um bom filme’, não ‘aquela montagem foi boa’.” explicou Thomas Flight autor do vídeo viral que mostrou erros da edição do filme.
Um erro que desconecta o filme de quem o assiste é um problema da edição mas a culpa é até maior do diretor ou do diretor de fotografia, que não filmaram material suficiente para dar mais opções ao editor. Outro a direção poderia ter feito nesta cena movimentos com a câmera, assim não necessitando a recorrer a vários e vários e vários cortes recorrentes.
John Ottman, o editor disse: “Meu Deus! Não sabia disso, mas sei porque é que anda por aí. Sempre que a vejo quero colocar um saco na cabeça. Porque aquela não é a minha estética. Se alguma vez existir uma versão estendida do filme onde possa voltar a colocar algumas coisas, irei reeditar essa cena!”
Segundo o editor, essa foi uma das sequências refilmadas por Dexter Fletcher, que substituiu o primeiro diretor, o despedido Bryan Singer, quando uma parte da história foi reordenada. Além disso depois de uma pré-exibição, o diretor decidiu se focar mais nos primeiros anos da banda Queen, por isso a edição teve de ser refeita para ser mais longa na primeira parte, dando um ritmo mais lento, porém a infame cena é uma das que não conseguiu ser refeita.
O editor ainda contou que passou várias semanas na edição da sequência final o Live Aid “Não importava o quão bom o filme estava sendo até ali. Se o festival não funcionasse, tudo ia água abaixo […] Nós não poderíamos dar a sensação de que estávamos tirando algo das pessoas. Se as pessoas percebessem os cortes, não seria a experiência que foi”, disse ele. Para alguns especialistas e outros editores, a edição de Ottman acabou salvando o filme.
Assista abaixo a cena e logo depois o vídeo viral (em inglês) que explica os erros:
Fonte SapoMag