Diretor de “Vingadores: Ultimato” revela plano original para cena dos Portais

A versão final da cena, com os heróis ressurgindo pelos portais do Doutor Estranho, é uma das mais lembradas do MCU

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • A famosa cena dos Portais de "Vingadores: Ultimato" quase não existiu: o codiretor Joe Russo revelou que, ao invés de ver os heróis ressurgindo pelos Portais do Doutor Estranho e Wong, a cena teria visto apenas a câmera girar em torno do Capitão América com os outros personagens aparecendo ao fundo.
  • A versão final da cena, com os heróis ressurgindo pelos portais do Doutor Estranho, é uma das mais lembradas do MCU
  • A dupla retorna ao MCU para dirigir os próximos dois filmes dos Vingadores, "Apocalipse" e "Guerras Secretas".

Uma das cenas mais lembradas em “Vingadores: Ultimato” poderia ter sido bem diferente. O codiretor Joe Russo revelou que teve que lutar para que a sequência dos Portais fosse filmada e finalizada da maneira que vimos no filme.

A cena original não teria visto heróis chegando pelos Portais do Doutor Estranho

No clímax do filme, Thanos derrota Thor, Homem de Ferro e Capitão América, mas Steve Rogers se recusa a desistir. Enquanto se prepara para continuar, ele ouve o “à sua esquerda” de Sam Wilson e vê Pantera Negra e outros heróis recentemente revividos surgindo pelos portais do Doutor Estranho e Wong. Veja:

Cena dos Portais de “Vingadores: Ultimato”

Segundo Russo, a ideia original era bem diferente: em vez de testemunhar os heróis chegando pelos portais, “a câmera giraria em torno de Steve Rogers e todos se reuniram atrás dele”.

“Provavelmente houve algum debate sobre o momento mais famoso, eu acho, de todos os filmes da Marvel, que são os portais se abrindo no final de ‘Vingadores: Ultimato'”, disse Russo à Empire antes de revelar que o plano original era apenas girar a câmera em torno do Capitão América mostrando os heróis ao fundo. “Eu lembro de lutar contra isso por meses na sala de edição”, acrescentou ele. “Eu não vou dizer quem estava de que lado, mas isso foi uma luta. Eu lembro de [Anthony] e eu dizendo, ‘[dane-se] isso, vamos filmar durante as refilmagens’.”

Aparentemente, o roteirista Stephen McFeely era um dos que defendiam a versão inicial da cena, achando que ela “funcionou muito bem”. No entanto, Russo e seu irmão Anthony se mantiveram firmes em sua visão. “Uma das lições que aprendi ao longo do trabalho com esses caras e com a Marvel é que a lógica emocional supera a lógica-lógica. Não é uma desculpa. É o que o filme quer. É o que seu público quer”, justificou McFeely.

A decisão provou ser acertada, pois a sequência de Portais se tornou uma das cenas mais lembradas do filme que encerrou a Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e se tornou a segunda maior bilheteria de todos os tempos.

Irmãos Russo retornam ao MCU para dirigir 2 filmes dos Vingadores

Anthony e Joe Russo durante as filmagens de “Vingadores: Ultimato” conversando com o ator de Loki, Tom Hiddleston. Foto: Men’s Health

Os irmãos Anthony e Joe Russo estão retornando ao Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) após comandarem os sucessos “Capitão América: O Soldado Invernal”, “Capitão América: Guerra Civil”, “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. A dupla dirigirá “Vingadores: Apocalipse”, que chega aos cinemas em 1º de maio de 2026, seguido por “Vingadores: Guerras Secretas”, que chega em 7 de maio de 2027.

Compartilhe