O Google lançou um novo recurso para o Circule para Pesquisar durante sua conferência anual de desenvolvedores, o I/O, que pode significar uma grande ajuda para os alunos enfrentando problemas matemáticos e físicos. Agora, o Circule para Pesquisar será capaz de fornecer instruções passo a passo para uma variedade de problemas nessas disciplinas.
Para utilizar o recurso, os alunos só precisam ativar a função, pressionando longamente o botão home ou a barra de navegação e, em seguida, circulando o problema que desejam resolver. Alguns problemas matemáticos podem exigir que os usuários se inscrevam no recurso experimental Search Labs do Google.
O Google planeja continuar aprimorando esse recurso ao longo do ano, com uma versão atualizada prevista para lançamento em breve. Esta versão poderá resolver problemas ainda mais complexos, envolvendo fórmulas, símbolos, diagramas, gráficos e muito mais.

De acordo com a Google, o novo recurso do Circule para Pesquisar só foi possível graças à nova família de modelos de Inteligência Artificial (IA) chamada LearnLM, desenvolvida e ajustada especificamente para facilitar o aprendizado.
O Circule para Pesquisar foi inicialmente lançado no início deste ano, durante o evento Samsung Unpacked, e estava disponível inicialmente no Galaxy 24, bem como nos dispositivos Pixel 8.
Desde o lançamento no início deste ano, o Circule para Pesquisar se expandiu para mais dispositivos (incluindo Galaxy S23, Galaxy S22, Z Fold, Z Flip, Pixel 6 e Pixel 7), disponibilizando o recurso para mais de 100 milhões de dispositivos no total. O Google diz que espera dobrar esse número até o final do ano.
Além do Circule para Pesquisar, o Google também anunciou algumas outras novidades interessantes. Dispositivos que suportam o assistente de chatbot Gemini para Android agora podem trazê-lo como uma sobreposição no aplicativo aberto no momento, permitindo aos usuários acessar informações rapidamente sem interromper o que estão fazendo. O Gemini Nano, o menor modelo da família Gemini, receberá recursos multimodais para processar imagens, sons e linguagem falada, o que beneficiará especialmente os usuários do leitor de tela TalkBack do Google. E, por fim, o Google está testando um recurso do Gemini Nano que pode alertar os usuários durante chamadas telefônicas, detectando padrões de conversa associados a golpes comuns.