Hartley Sawyer, ator que interpretou Ralph Dibny, o Homem-Elástico na série “The Flash” nas últimas três temporadas, foi demitido após publicações de cunho racista e referências misóginas virem à tona recentemente.
Em um comunicado conjunto feito pela CW, Warner Bros. Television, Berlanti Productions e o showrunner do seriado Eric Wallece anunciaram que o ator não retornará para a próxima temporada, acrescentando que os insultos proferidos por Sawyer não condizem com os valores da produção e estúdio.
“Hartley Sawyer não voltará para a sétima temporada de The Flash”, afirma o comunicado publicado pelo THR. “Sobre às postagens do Sr. Sawyer nas mídias sociais, não toleramos comentários depreciativos direcionados a qualquer raça, etnia, nacionalidade, gênero ou orientação sexual”.
“Tais comentários são contrários aos nossos valores e políticas, que se esforçam e evoluem para promover um ambiente seguro, inclusivo e produtivo para nossa força de trabalho”, acrescenta.

Eric Wallece, o showrunner do seriado, também acrescentou em uma nota própria publicada no Twitter, afirmando que os insultos de Sawyer “quebraram meu coração e me enlouqueceram demais”, antes de enquadrar as ações do ator dentro do contexto da discriminação e do assassinato sistêmico de pessoas negras nos EUA.
Ele conclui prometendo contratar “roteiristas, diretores, atores e produtores de todos os sexos e negros e pardos para ajudar a contar histórias em The Flash”.
Grant Gustin, a estrela do programa que interpreta o Flash, ecoou os comentários do showrunner do seriado na íntegra, simplesmente afirmando: “Não tenho muito a acrescentar porque os pensamentos de Eric são declarados de maneira tão eloquente e poderosa. Vou dizer que fiquei chocado, triste e com raiva quando vi os tweets. As palavras importam”.
Na última semana uma série de publicações persistentes e consistentemente ofensivas, racistas e sexistas feitas por Sawyer vieram à tona na internet.
As publicações de Hawyer estão cheias de comentários ofensivos persistentes, usando linguagem grosseiramente sexista, violenta, racista, gordofóbica e problemática no que parece ser o esforço fracassado de humor.
Após os insultos circularem pela internet, Sawyer excluiu sua conta no Twitter. Depois disso o ator fez uma publicação no Instagram admitindo que fez os insultos, dizendo que suas palavras “causaram dor e constrangimento”.
Ele ainda admite que deve, no mínimo, um “pedido de desculpas” pelas ofensas proferidas, apesar de não pedir desculpas por suas ações em nenhum momento da publicação.
“Não estou aqui para dar desculpas – independentemente da intenção, minhas palavras importam e elas trazem profundas consequências. E as minhas podem e causaram dor e constrangimento, além de sentimentos que só consigo imaginar, para torcedores e fãs, meus companheiros de elenco, equipe, meus colegas e amigos. Devo um pedido de desculpas a todos. E devo um pedido de desculpas a cada um de vocês. Obrigado por me responsabilizar”, ele alega na publicação feita em sua conta no Instagram.
Ainda não existe informações de como o personagem de Sawyer e “The Flash” será retirado do seriado. Mas de qualquer forma, está confirmado que não o veremos mais no seriado.