Apple se torna o primeiro streaming a vencer o Oscar de Melhor Filme com “CODA”

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

A Apple fez história depois que seu filme, “CODA: No Ritmo do Coração”, ganhou o Oscar de Melhor filme, se tornando o primeiro serviço de streaming a conquistar o maior prêmio do cinema.

“No Ritmo do Coração” ganhou três Oscars, no total. Esses são os três primeiros Oscars da Apple e seu serviço de streaming (Apple TV+), que teve que superar os fortes candidatos da Netflix.

A Apple ganhou os três troféus de um total de seis indicações (três por “No Ritmo do Coração” e três por “A Tragédia de Macbeth”).

A vitória de “No Ritmo do Coração” na 94ª edição do Oscar marca também a primeira vez na história que um filme com elenco predominantemente surdo vence na disputada categoria.

“No Ritmo do Coração” segue Ruby (interpretada por Emilia Jones), uma estudante do ensino médio que vive a vida como a único membro ouvinte de uma família predominantemente surda e que está dividida entre perseguir sua paixão por cantar e ajudar o negócio de pesca de sua família.

“No Ritmo do Coração” é também o primeiro filme a ganhar o prêmio principal sem ter sido indicado nas categorias de direção e edição.

Troy Kotsur, que co-estrelou o filme, ganhou o troféu de ator coadjuvante, se tornando o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar de atuação e a segunda pessoa surda a fazer isso desde a vitória da co-estrela de “CODA”, Marlee Matlin, em 1986 por “Filhos do Silêncio”.

Além disso, o diretor de “No Ritmo do Coração”, Siân Heder, venceu na categoria roteiro adaptado.

“No Ritmo do Coração” levou o prêmio em cima de “Ataque dos Cães” da Netflix, que liderava as indicações e era um dos favoritos na categoria, mas decaiu muito ao longo da temporada de premiações.

A Apple gastou um valor estimado em US$ 10 milhões na campanha do seu filme pelo Oscar – um valor que representa mais do que o orçamento de produção do filme, de acordo com a Variety.

A Netflix também teve uma vitória histórica, quando Jane Campion venceu o Oscar de Melhor Direção por “A Ataque dos Cães”.

Depois de liderar a corrida ao Oscar 2022, com um recorde de 27 indicações, a Netflix (que também gastou milhões de dólares em campanhas pesadas para seus fortes candidatos na premiação) ganhou apenas um Oscar: a vitória de Campion por dirigir “Ataque dos Cães”, um filme que recebeu impressionantes 12 indicações.

A Netflix não teve tanta sorte no Oscar quanto a Apple: se tornando um “azarão” no Oscar pelos últimos três anos, com o aclamado “Roma” em 2019, “O Irlandês” em 2020 e “Os Sete de Chicago” em 2021.

A Apple adquiriu os direitos de “No Ritmo de Coração” por US$ 25 milhões, após uma guerra de lances (que supostamente incluiu a Netflix) depois da estreia do longa no Festival de Cinema de Sundance no ano passado.

Os vencedores do Oscar foram revelados na 94ª edição da premiação, que aconteceu no domingo (27 de março) em Los Angeles, EUA.

“Em nome de todos na Apple, estamos muito gratos à Academia pelas honras concedidas ao ‘CODA’ esta noite”, disse Zack Van Amburg, co-chefe de Vídeo Mundial da Apple. “Juntamos nossas equipes em todo o mundo para celebrar Siân, Troy, os produtores e todo o elenco e equipe por trazer uma representação tão poderosa da comunidade surda ao público e quebrar tantas barreiras no processo”.

“Foi muito gratificante compartilhar essa história vibrante e afirmativa, que nos lembra o poder do filme de unir o mundo”, ele acrescentou.

“Que jornada incrível tem sido desde o momento em que vimos ‘CODA’ pela primeira vez até o reconhecimento histórico de hoje da Academia”, disse Jamie Erlicht, co-chefe de Vídeo Mundial da Apple. “Foi uma verdadeira alegria testemunhar o impacto positivo na humanidade que esta história e suas performances tiveram em todo o mundo. Enviamos nossas mais calorosas felicitações a Siân; Troy; o elenco; a equipe criativa; produtores Patrick, Philippe e Fabrice; e todos que ajudaram a trazer inclusão e acessibilidade à tona através deste filme notável”.

“No Ritmo do Coração” é transmitido pelo Apple TV+.

Compartilhe