Troy Kotsur, de “CODA: No Ritmo do Coração”, se torna o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read

Troy Kotsur, que co-estrelou “CODA: No Ritmo do Coração”, fez história no Oscar de 2022 ao ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante, se tornando o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar.

Youn Yuh-jung, estrela de “Minari” vencedora do Oscar, apresentou a categoria e o entregou o prêmio, assinando seus parabéns.

“Isso é dedicado à comunidade surda, à comunidade CODA e à comunidade com deficiência. Este é o nosso momento, disse Kotsur em seu discurso.

Sua vitória vem 35 anos depois que sua co-estrela em “CODA”, Marlee Matlin, se tornou a primeira atriz surda a ganhar um Oscar, por seu papel principal em “Filhos do Silêncio”.

Kotsur dedicou a vitória ao pai em um discurso emocionado que fez seu intérprete se emocionar. “Meu pai, ele era o melhor signatário da nossa família, mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo e não conseguiu mais sinalizar. Pai, aprendi muito com você. Eu vou te amar para sempre. Você é meu herói”, sinalizou Kotsur.

Levando o clima para a descontração, Kotsur brincou que não ia soltar nenhum palavrão em linguagem de sinais durante seu discurso.

Ele mencionou o encontro que o elenco de “CODA” teve com o presidente dos EUA, Joe Biden, e sua esposa, Jill Biden, brincando que Matlin o pediu para que não os ensinasse a xingar em língua de sinais. “Eu estava planejando ensinar a eles uma linguagem de sinais suja, mas Marlee Matlin me disse para me comportar. Então não se preocupe, Marlee, não vou soltar nenhuma bomba ‘P’ no meu discurso hoje”, disse Kotsur.

“Em vez disso, quero agradecer a todos os maravilhosos palcos de teatro para surdos, onde me foi permitido e dado a oportunidade de desenvolver meu ofício como ator”, ele acrescentou.

O público no Dolby Theatre em Hollywood aplaudiu Kotsur com aplausos em linguagem de sinais americana – acenando com as mãos.

Ao ganhar o prêmio, Kotsur superou uma forte concorrência, que incluía JK Simmons (Apresentando os Ricardos), Jesse Plemons (Ataque dos Cães), Ciarán Hinds (Belfast) e Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães).

No entanto, Kotsur saiu na frente após uma temporada de premiação forte, onde ele levou para casa prêmios precursores importantes, incluindo o BAFTA, SAG e Critics’ Choice Awards.

Em “Coda: No Ritmo do Coração” – um comovente filme sobre uma adolescente chamada Ruby, que é a única ouvinte de sua família – Kotsur interpretou o desbocado Frank Rossi, um pescador surdo que luta para se relacionar com sua filha Ruby (Emilia Jones), que está dividida entre perseguir sua paixão por cantar e ajudar o negócio de pesca de sua família.

O Apple TV+ gastou US$ 25 milhões para fazer “Coda: No Ritmo do Coração”, que também foi indicado para os prêmios de melhor filme e roteiro adaptado – o longa ganhou em ambas as categorias.

“CODA: No Ritmo do Coração” está disponível no Apple TV+.

Compartilhe