Zendaya diz que quando fez o teste para “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, ela foi mantida no escuro e não fazia ideia de qual papel desempenharia. A jovem atriz pensou que era um papel menor dentro do filme, mas ela acabou se surpreendendo quando assumiu o papel de MJ, a colega e principal interesse amoroso de Peter Parker.
Falando recentemente com a GQ, a atriz falou sobre seu início no MCU, dizendo que quando fez o teste para “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, o primeiro da nova série de filmes do personagem dos quadrinhos da Marvel, ela não fazia ideia de que estava fazendo um teste para o papel de co-estrela da franquia. Na verdade, ela contou que nem mesmo foi informada de que o roteiro que recebeu seria para um filme do Homem-Aranha, e que só conseguiu ficar sabendo disso através de seus agentes.

“Não deveríamos saber que as páginas do roteiro que estávamos lendo eram para o ‘Homem-Aranha’, mas descobri que era para o ‘Homem-Aranha’ porque tenho bons agentes”, ela contou. “Mas não sabia direto em que papel eu estava fazendo o teste. Eu só pensei que era a ‘garota no filme do Homem-Aranha’. Eu realmente não sabia que personagem, ou que tipo de personagem, eles seriam. Pouco antes do teste de tela, eles estavam meio que dizendo, ok, esses são os personagens para os quais estamos lendo, MJ sendo um deles e eu era tipo ‘oh, isso seria tão legal!'”
Embora inicialmente fosse dito que Zendaya faria o papel da clássica namorada do “Homem-Aranha”, Mary Jane Watson, sua personagem foi finalmente revelada como Michelle Jones, também conhecida como MJ, uma nova personagem desenhada especialmente para o cinema, que desempenha o mesmo papel dentro da trama -basicamente um papel de apoio à jornada de Peter Parker.
Em outra entrevista com a GQ, Zendaya explicou que ela passou 2020 dizendo não a esses papéis para o futuro, já que ela quer se concentrar em papéis que desafiem e a ajudem a crescer como atriz. “Não é necessariamente que algum [dos roteiros] fosse ruim ou algo parecido”, diz ela. “Eu simplesmente senti que muitos dos papéis que eu estava lendo, especificamente papéis femininos, eram tipo, eu poderia ter interpretado todos como a mesma pessoa e não teria importado, se isso fizesse sentido”.
“A melhor maneira de descrever isso é como, as personagens geralmente serviriam ao propósito de ajudar o personagem masculino a chegar onde precisa ir, fazer o que precisa fazer. Elas não têm realmente um arco próprio”, Zendaya explica. “E geralmente parecem muito unidimensionais, no sentido de que não têm muitas camadas nelas, o que significa que todas parecem muito a mesma pessoa repetidamente. Teria sido ótimo e teria ficado bem, mas eu não teria crescido nada”.
Seja como for, Zendaya reprisará seu papel no ainda sem título “Homem-Aranha 3”, que está potencialmente se transformando em um enorme crossover do multiverso de filmes da Marvel; com o (suposto) retorno de Tobey Maguire e Andrew Garfield para reprisarem suas respectivas versões do Homem-Aranha, assim como Kirsten Dunst como MJ e Jamie Foxx como Electro. Além disso, Benedict Cumberbatch reprisará seu papel de Doutor Estranho no filme, assim como outros personagens do Universo Cinematográfico da Marvel.
Jon Watts, por trás dos dois filmes anteriores, está voltando para dirigir a terceira parte, que deve começar a ser filmada em algum momento deste ano, para um lançamento programado para novembro de 2021, mas como todos sabemos, esse planos podem mudar em meio à toda a instabilidade causada pelas infecções de Covid-19 em todo o mundo.