YouTube testa sua própria versão de Visões de IA

Será o fim do “assiste até o fim”? YouTube testa “Visões de IA” que destacam trechos úteis dos vídeos direto nas buscas

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • O YouTube começou a testar resumos gerados por Inteligência Artificial (IA) que destacam trechos relevantes de vídeos nas buscas.
  • Segundo o Google, "esse novo recurso usará IA para destacar clipes de vídeos que serão mais úteis para sua consulta de pesquisa".
  • A novidade está sendo testada com um número limitado de assinantes do YouTube Premium nos EUA, apenas em buscas em inglês. Os usuários podem votar positivamente ou negativamente nos destaques gerados. Não está claro quando o recurso será lançado em larga escala.

O YouTube está testando a implementação de resumos de vídeos gerados por Inteligência Artificial (IA) para buscas na plataforma.

Segundo o Google, “esse novo recurso usará IA para destacar clipes de vídeos que serão mais úteis para sua consulta de pesquisa”. Isso pode ser útil, por exemplo, quando você busca informações sobre produtos que está comprando ou sobre locais que deseja visitar.

O recurso é similar ao do Google. (Se você usa a internet, provavelmente deve ter notado o recurso “Visão geral criada por IA” ao realizar uma busca no Google; o recurso apresenta um resumo gerado por IA com as principais informações dos links exibidos nos resultados de busca.) Mas diferente dos resumos de texto apresentados nos resultados do Google, as “Visões de IA” do YouTube irão funcionar como destaques de determinados vídeos relacionados à sua pesquisa.

Essa inciativa vai causar alguma polêmica: conforme relata o Engadget alguns dizem que os resumos de IA pode causar impacto na receita dos criadores de conteúdo da plataforma. Uma vez que os usuários poderão obter informações resumidas sem precisar acessar diretamente os vídeos, isso pode reduzir o tráfego direcionado aos canais. Essa é uma questão semelhante à que surgiu com os resumos de IA nos resultados de busca do Google.

Os testes desta nova funcionalidade estão sendo realizados com um pequeno grupo de assinantes do YouTube Premium nos Estados Unidos, em buscas limitadas no idioma inglês.

Para coletar feedback sobre essa nova funcionalidade, o Google permite que os assinantes Premium do YouTube votem positiva ou negativamente nos clipes de vídeo destacados pela Inteligência Artificial. Por enquanto, o Google não revelou detalhes sobre a duração deste teste piloto ou se pretende expandir as Visões de IA do YouTube para além do público Premium.

Compartilhe