YouTube remove vídeos do canal racista “XBox Mil Grau”

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

O YouTube anunciou que removeu os vídeos do canal chamado “Xbox Mil Grau (sic)”, e suspendeu permanentemente o canal do Programa de Parcerias da plataforma. A empresa afirmou no Twitter que repudia “toda forma de preconceito”.

Isso acontece apenas depois de uma mobilização da comunidade gamer e de uma série de denúncias feitas pelos usuários da plataforma exigindo a remoção do canal que vinha publicando conteúdo de cunho racista e sexista há tempos. Até Mark Hamill, da saga “Star Wars”, apoiou a ação dos fãs e escreveu: “Denunciem isso”.

O canal “Xbox Mil Grau (sic)” foi apoiado pelo XBox, da Microsoft por anos, apenas depois da mobilização da comunidade gamer exigindo uma resposta da empresa, que a empresa resolveu deixar de apoiar o canal racista, exigindo a retirada do nome da marca da empresa.

“Muitos jogadores brasileiros têm falado sobre esse canal de fãs do Xbox no YouTube com uma história de comentários racistas e sexistas. O Xbox Brasil condenou o canal via Twitter na terça-feira, mas o Xbox trabalha com eles há anos, apesar de reclamações e clipes como este”, observa o jornalista da Bloomberg News, Jason Schreier.

“O conteúdo da conta (XBox) Mil Grau (sic) não reflete nossos valores fundamentais de respeito, diversidade e inclusão”, alegou a empresa em comunicado no Twitter. “Nós já exigimos a remoção imediata da nossa marca dos seus canais, por meio das empresas de redes sociais”.

Recentemente, depois de uma forte campanha dos usuários, a Twitch baniu permanentemente o canal lotado de vídeos com proferindo comentários racistas, sexista, transfóbicos e homofóbico.

A demora para atender os pedidos de suspender o canal apoiado pelo XBox, da Microsoft, pode ter acontecido pelo fato do canal não seja relevante o suficiente para ser analisado pela plataforma.

Compartilhe