YouTube adiciona recurso de ‘Notas’ aos vídeos, similar ao do X

O X está fazendo escola. Recurso de 'Notas' funciona como um tipo de 'checagem de fatos' descentralizado e mais imparcial que o da indústria de checagem profissional.

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • O YouTube está implementando um recurso de 'Notas' aos vídeos, que incluirá 'contexto relevante' ao conteúdo do vídeo.
  • Por enquanto, as 'Notas' estão em fase de testes nos Estados Unidos, onde usuários selecionados poderão incluir anonimamente "notas" em vídeos para esclarecer sobre o mesmo.
  • O recurso é utilizado como um tipo de 'checagem de fatos' descentralizado e mais imparcial, diferentemente da indústria de 'checagem de fatos' profissional.

O YouTube está adicionando um recurso de ‘Notas’ aos vídeos publicados na plataforma. Essa funcionalidade, semelhante às ‘Notas da Comunidade’ do X, permitirá que ‘contexto relevante’ seja anexado à vídeos.

Por enquanto, as ‘Notas’ estão em fase de testes nos Estados Unidos, onde usuários selecionados poderão incluir anonimamente “notas” que esclareçam informações relevantes sobre o vídeo.

As notas serão exibidas em uma pequena caixa abaixo dos vídeos (veja abaixo), e os espectadores terão a opção de classificá-las como “úteis”, “um pouco úteis” ou “inúteis”, explicando seus motivos. Esse feedback é fundamental para definir se uma Nota ficará no ar ou será dispensada.

As ‘Notas’ podem ser incluídas para explicar que um vídeo contém uma paródia musical, que uma nova versão de um produto está disponível ou que imagens mais antigas estão sendo apresentadas como eventos atuais.

Na teoria, o recurso visa melhorar a compreensão dos espectadores. O recurso é frequentemente utilizado como um tipo de ‘checagem de fatos’ descentralizado e mais imparcial (caso a plataforma não interfira).

Diferentemente da indústria de ‘checagem de fatos’ profissional, as ‘Notas’ estão sujeitas ao escrutínio público. As avaliações dos usuários reduz a possibilidade de erros das ‘Notas’; ao contrário das ‘checagens de fatos’ profissional, que quando imprecisas continuam no ar.

A Meta, dona do Facebook e Instagram, utiliza ‘checagem de fatos’ profissional e elas usualmente cometem grandes erros que contribuem para censura de dissidentes; em processos judiciais, a Meta afirma que as “checagem de fatos” não são baseadas em fatos, mas são apenas “opiniões”.

Durante a fase de teste, o YouTube contará com as avaliações para analisar a utilidade das notas, o que contribuirá para o aprimoramento do algoritmo responsável por determinar quais notas serão exibidas.

As Notas serão implementadas em um processo gradual. Esse processo visa garantir que o recurso seja calibrado corretamente antes de ser disponibilizado de forma mais ampla.

O YouTube afirma que estará monitorando de perto a implementação do recurso e que fará ajustes conforme necessário para garantir que ele seja usado de forma ‘responsável’.

Compartilhe