X ocultará curtidas

X tem trabalhado para transformar a plataforma em um espaço mais aberto ao debate e menos censurado.

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • X lança curtidas privadas: a plataforma esconderá, por padrão, as curtidas dos usuários.
  • A guia 'Curtidas' nos perfis de usuário desaparecerá, mas os usuários ainda poderão ver quem curtiu suas publicações e a contagem de curtidas de um post.
  • A mudança visa deixar os usuários mais livres para curtir posts sem medo de maiores repercussões, pois estarão escondidas do olhar público.

X está lançando curtidas privadas: a partir de hoje, 11 de junho, as curtidas dos usuários ficarão ocultas por padrão. Isso significa que o que os usuários gostem na plataforma ficará escondido dos olhos públicos.

O proprietário do X, Elon Musk, confirmou a informação, dizendo na plataforma que é “importante permitir que as pessoas curtam as postagens sem serem atacadas por isso!”

Com a mudança, a guia ‘Curtidas’ nos perfis de usuário desaparecerá. A contagem de curtidas ainda aparecerá, os usuários ainda poderão ver quem curtiu suas postagens, mas não verão mais quem curtiu a postagem de outra pessoa, segundo informações do engenheiro de software Enrique Barragan, divulgadas pelo The Verge.

Essa novidade já era uma opção disponível para assinantes Premium do X. Agora, ela será aplicada a todos os usuários da plataforma, independentemente do status de assinatura.

O motivo que levou o X esconder as curtidas

Twitter passou por uma reformulação de marca para X. Foto: TechStory

A mudança, como explicou Musk, visa criar um ambiente mais acolhedor para a interação. Isso fará com que os usuários se sintam mais livres para curtir posts sem medo de maiores repercussões, pois suas curtidas estarão escondidas do olhar público.

Agora, os usuários da plataforma poderão interagir de uma maneira mais privada e confortável, sem se preocupar com possíveis julgamentos ou ataques por suas curtidas.

Algumas semanas atrás, o diretor de engenharia do X, Haofei Wang, explicou que essa mudança visa proteger a imagem pública dos usuários. “Muitas pessoas se sentem desencorajadas de curtir conteúdo mais polêmico”, afirmou Wang. Com as curtidas privadas, os usuários poderão interagir livremente “sem se preocupar com quem poderá ver”.

A mudança faz parte de uma série de modificações implementadas por Elon Musk desde sua aquisição do Twitter por US$ 44 bilhões em outubro de 2022. Musk, conhecido por sua visão de liberdade de expressão, tem trabalhado para transformar a plataforma em um espaço mais aberto ao debate e menos censurado.

No final do ano passado, foi relatado que Musk disse aos engenheiros da plataforma que queria se livrar completamente dos botões de ação dos posts e, em vez disso, dar mais ênfase às visualizações das postagens. O objetivo de Musk era remover inteiramente a seção que continha os botões curtir e repostar.

Uma fonte disse na época ao The Verge que Musk acreditava que curtidas não era tão importante assim. “A mídia social em geral está se afastando da contagem semelhante, então isso faz sentido”, disse a fonte. “Parte de mim pensa que [Musk] quer apenas se dissociar cada vez mais do Twitter.”

Compartilhe