“X-Men ’97” adapta enredo de Tempestade dos quadrinhos

Por Redação Categoria Nerd
6 Min Read

Os dois primeiros episódios de X-Men ’97 revelam que a série animada está adaptando um famoso enredo da personagem Tempestade nos quadrinhos.

Embora os eventos ocorram de maneira um pouco diferente, trata-se de uma adaptação de um famoso enredo da Tempestade dos anos 80, que começou em “Uncanny X-Men”, edição 185, de 1984 e se estendeu até a edição 226, de 1987. O ComicBook explica como a história da Tempestade aconteceu nos quadrinhos dos X-Men – veja os detalhes a seguir:

[ALERTA: SPOILERS A FRENTE!]

Nos quadrinhos, a personagem ficou sem seus poderes por um bom tempo, até que os recuperou graças a um dispositivo inventado por Forge, outro membro dos X-Men.

Como Tempestade, a mutante amante dos elementos, Ororo Munroe controla o clima. Mas, no final dos dois primeiros episódios de “X-Men ’97” (intitulados “To Me, My X-Men” e “Mutant Liberation Begins”), a poderosa deusa dos ventos recebe outro apelido: humana. Quando ela perde seus poderes mutantes, Tempestade decide deixar os X-Men, assim como outro ex-membro retorna de forma chocante.

Um ano após o assassinato do professor Charles Xavier por Henry Gyrich, da Agência de Controle de Mutantes, a morte do líder mutante tornou os humanos mais tolerantes com os mutantes, exceto pelos Amigos da Humanidade. Esse grupo anti-mutante está usando tecnologia Sentinela adaptada criada por Gyrich e Bolivar Trask para capturar e prender mutantes, utilizando colares inibidores que neutralizam temporariamente seus poderes sobre-humanos por meio de radiação.

O terrorista mutante reformado, que se tornou herói, Magneto, se entrega à Dra. Valerie Cooper e é julgado por crimes contra a humanidade na sede da ONU. Mas, quando o extremista Carl Denti, dos Amigos da Humanidade, mira no julgamento de Magneto como o X-Cutioner, ele dispara seu rifle laser contra o novo líder dos X-Men… e atinge Tempestade, que se joga na explosão que era destinada a Magneto.

“A brisa acabou. Não consigo senti-la, nem a umidade, nem o ar”, diz uma Tempestade impotente. “O que ele fez comigo?” Hank McCoy, também conhecido como Fera, responde à pergunta: O X-Cutioner disparou uma dose concentrada de radiação supressora de energia mutante, que afeta a genética em nível celular – e os efeitos parecem permanentes. Tempestade não é mais uma mutante de nível Ômega.

A perda de poder da Tempestade é explicada: “É uma espécie de morte em vida – ninguém quer isso, nem por um momento!” – Rogue, “Uncanny X-Men”, edição 185.

Como aconteceu nos quadrinhos

Nos quadrinhos, é Gyrich quem atira em Tempestade com uma arma neutralizadora em “Uncanny X-Men”, edição 185, de 1984. Tempestade é destituída de seus poderes enquanto salva uma Vampira reformada, não Magneto, e sua falta de poderes é confirmada na edição seguinte, “Uncanny X-Men #186” – a clássica história “Lifedeath” escrita por Chris Claremont e ilustrada por Barry Windsor-Smith.

Devido a essa situação, Tempestade inicia um romance com o mutante inventor Forge, que suspeita que o processo que roubou seus poderes possa ser revertido. No entanto, quando Tempestade descobre que Forge foi o responsável pela criação da arma, o casal se confronta em meio a uma violenta tempestade que, antes, Tempestade mesma teria convocado. Forge promete encontrar a cura, mas Tempestade o critica por ajudar Gyrich a subjugar e destruir seu povo. “Meus pés podem nunca sair do chão”, diz ela, deixando-o, “mas um dia voarei de novo!”

“Isso não é vida, Forge, é apenas existência – uma sombra do que eu era. Acreditar no contrário é apenas o mais cruel dos enganos.” – Tempestade, “Uncanny X-Men”, edição 186.

“Uncanny X-Men”, edição 198, de 1985, intitulado “Lifedeath II”, mostra Tempestade retornando à sua terra natal na África. Durante o autoexílio dos X-Men, Tempestade tem visões de sua vida anterior e, ainda sem seus poderes, salva a vida de um bebê recém-nascido.

O exame de consciência de Tempestade termina com aceitação: “Não tenho mais poderes. Meu corpo não pode voar”, diz ela. “Mas não me importo mais, porque no meu coração e na minha alma – onde realmente importa – eu voo mais alto que as estrelas!”

Tempestade finalmente retorna à equipe e, apesar de sua falta de poderes, derrota Ciclope em um duelo para determinar quem liderará os X-Men em “Uncanny X-Men”, edição 201 – a mesma edição em que Ciclope dá as boas-vindas a seu filho, Nathan Summers.

Mais tarde, ela procura Forge para ajudar a restaurar seus poderes, que só retornariam em “Uncanny X-Men”, edição 226, de 1987. “Esses são seus poderes, Tempestade – chame-os de volta!” – Forge, “Uncanny X-Men”, edição 226.

Forge – o homem que criou a arma que tirou os poderes de Tempestade – a ajuda a recuperar suas habilidades mutantes com um dispositivo por ele criado. O experimento funciona e Tempestade mais uma vez sobe aos céus como a guardiã do clima e a deusa mutante dos elementos.

Novos episódios de “X-Men ’97” estreiam às quartas-feiras no Disney+.

Compartilhe