A X (plataforma anteriormente conhecida como Twitter) está fechando seu escritório em São Francisco, de acordo com anúncio feito pela CEO Linda Yaccarino aos funcionários. A empresa transferirá seus funcionários para trabalhar em outros lugares na região da Baía.
O fechamento da sede em São Francisco ocorrerá “nas próximas semanas”, e os colaboradores irão operar a partir de “um espaço de engenharia compartilhado em Palo Alto”, que também é utilizado pela xAI, além de outros locais em San Jose, de acordo com o e-mail de Yaccarino aos funcionários divulgado pelo NY Times.
Essa decisão vem semanas depois que o proprietário da empresa, Elon Musk, ameaçou mudar a sede da X para fora da Califórnia, possivelmente para Austin, no Texas. No entanto, a nota de Yaccarino não menciona uma mudança para o Texas mas sim para a região da Baía de São Francisco, na Califórnia.

Inicialmente Musk afirmou que removeria suas empresas do Estado da Califórnia ao expressar insatisfação com uma nova legislação local que impede escolas de exigir que professores informem pais ou responsáveis sobre mudanças na identidade de gênero ou orientação sexual dos alunos.
Mas na segunda-feira (5/8), Musk disse que se tornou inviável operar a empresa na cidade devido à outras questões. “É impossível operar em São Francisco se você estiver processando pagamentos”, ele publicou no X. “É por isso que Stripe, Block (CashApp) e outros tiveram que se mudar.”
No passado, Musk havia prometido manter a sede da empresa na cidade. “Muitos ofereceram ricos incentivos para que a X (fka Twitter) mudasse sua sede para fora de São Francisco. Além disso, a cidade está em uma espiral de destruição com uma empresa após a outra saindo ou indo embora. Portanto, eles esperam que X também se mude. Nós não vamos”, tuitou Musk em julho do ano passado. “Você só sabe quem são seus verdadeiros amigos quando as coisas estão difíceis. São Francisco, a bela São Francisco, embora outros a abandonem, nós sempre seremos seus amigos.”
No entanto, mesmo antes das recentes declarações de Musk sobre uma possível mudança para Austin, já havia sinais de que a X poderia estar se preparando para deixar São Francisco, como informa o Engadget. Em julho, o San Francisco Chronicle reportou que a empresa estava buscando sublocar uma grande parte de sua sede de 74.000 metros quadrados.
O relacionamento da X com sua sede em São Francisco tem sido complicado desde a aquisição por Musk. Logo após assumir a empresa, em 2022, ele proibiu o trabalho remoto e ordenou que muitos funcionários voltassem ao escritório no bairro de Mid-Market. Depois, Musk também entrou em conflito com o Departamento de Inspeção de Construção da cidade por instalar um enorme “X” piscando no topo do prédio e uma polêmica por supostamente converter espaços de escritório em quartos de hotel para os funcionários dormirem.