Wikipédia suspende Resumos de IA após rejeição de seus editores

Pelo visto, nem todo mundo quer robôs resumindo o saber humano...

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Resumo
  • A Wikipédia suspendeu resumos de artigos gerados por IA após reação fortemente negativa de seus editores, com críticas ao conteúdo e à forma como o teste foi implementado.
  • A plataforma testou resumos gerados por IA em seu app móvel, mostrando-os a 10% dos usuários em alguns artigos. No entanto, a plataforma suspendeu os testes apenas um dia depois devido à reação de seus editores.
  • A Wikimedia Foundation prometeu mais diálogo com a comunidade antes de implementações futuras.

A Wikipédia suspendeu temporariamente os resumos de artigos gerados por Inteligência Artificial (IA) após reações negativas de seus editores, com críticas ao conteúdo e à forma como o teste foi implementado. A Wikimedia Foundation (WMF) disse que terá mais diálogo com a comunidade antes de implementações futuras.

No início deste mês, a plataforma começou testes do recurso de resumos de IA, que apareceram no topo de artigos para 10% dos usuários de dispositivos móveis. Os leitores tinham a opção de visualizá-los. Os testes ocorreriam durante um período de duas semanas, em um conjunto limitado de artigos.

No entanto, a recepção dos editores da enciclopédia livre não foi nada positiva, levando a WMF a interromper o teste apenas um dia depois.

Conforme relata 404 media, os comentários dos editores no anúncio da WMF variaram de “Nojo” a “Risos de horror”. Um editor escreveu: “Só porque o Google lançou seus resumos de IA não significa que precisamos superá-los. Peço sinceramente que não testem isso, em dispositivos móveis ou em qualquer outro lugar. Isso causaria danos imediatos e irreversíveis aos nossos leitores e à nossa reputação como uma fonte séria e decentemente confiável.” Outro editor escreveu: “A Wikipédia, de certa forma, tornou-se sinônimo de tédio sóbrio, o que é excelente. Não vamos insultar a inteligência dos nossos leitores e nos juntar à debandada para lançar resumos chamativos de IA.”

As críticas dos editores não se limitaram apenas à ideia, mas também à falta de envolvimento da comunidade no planejamento dessa implementação. Um editor comentou: “Você também diz que isso foi ‘discutido’, o que é completamente ridículo, já que a ‘discussão’ que você mencionou tem exatamente um participante, o autor da postagem original, que é outro funcionário da WMF.”

Em resposta, a WMF reconheceu que a reação negativa influenciou sua decisão de suspender o teste. Um porta-voz da organização afirmou: “É comum receber feedbacks diversos de voluntários, e nós os incorporamos em nossas decisões, e às vezes mudamos de rumo. Acolhemos esse feedback ponderado — é isso que continua a fazer da Wikipédia uma plataforma verdadeiramente colaborativa de conhecimento humano.”

Embora a WMF não tenha descartado o uso futuro de IA, ela garantiu que os editores serão mais envolvidos na próxima vez. “Trazer IA generativa para a experiência de leitura da Wikipédia é um conjunto sério de decisões, com implicações importantes, e pretendemos tratá-lo como tal”, afirmou o porta-voz.

Compartilhe