WhatsApp quebrou o recorde de ligações na véspera do Ano Novo

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

O WhatsApp estabeleceu um novo recorde de ligações quando 2020 chegou chegou ao fim, marcando 1,4 bilhão de chamadas de vídeos e voz feitas na véspera do Ano Novo – o maior número de ligações em um único dia na história do aplicativo.

As chamadas pelo WhatsApp aumentaram mais de 50% em comparação com o mesmo dia do ano anterior. Esses dados evidenciam o impacto da pandemia de coronavírus, que forçou a maioria das pessoas a passar o fim de ano com festas socialmente distantes, utilizando recursos tecnológicos como o WhatsApp e Google Meet.

Outros aplicativos do Facebook também quebraram seus próprios limites, segundo a empresa o Facebook Live e o Instagram Live tiveram seu maior volume, marcando 55 milhões de transmissões ao vivo em todo mundo; O Messenger, por sua vez, também marcou seu dia com mais chamadas de vídeo em grupo nos EUA de sua existência.

Caitlin Banford, gerente de programa técnico do Facebook, disse em um comunicado que a empresa precisou fazer “melhorias de eficiência sem precedentes” e, de outra forma, reforçar sua infraestrutura para lidar com a sobrecarga de seus vários aplicativos desde o início da pandemia, que gerou os maiores tráficos de seus aplicativos desde sempre.

“Antes do COVID-19, a véspera de Ano Novo gerou os maiores picos do Facebook em mensagens, uploads de fotos e compartilhamento social à meia-noite em todo o mundo. No entanto, em março de 2020, os primeiros dias de pandemia produziram picos de tráfego que ultrapassariam os da véspera de Ano Novo várias vezes – e durou meses”, disse Banford no comunicado.

“Nos bastidores, a equipe de engenharia do Facebook se uniu para promover melhorias de eficiência sem precedentes para tornar nossa infraestrutura mais resiliente”, afirmou ela. “Este ano, a véspera de Ano Novo foi muito diferente e tínhamos equipes de engenharia em todos os aplicativos do Facebook, prontas para dar suporte a qualquer problema, para que o mundo pudesse soar em 2021”.

O uso desse tipo de plataforma não deve diminuir tão cedo, visto que a situação atual está se agravando, e mesmo, na remota possibilidade, de melhorar um pouco em um futuro próximo, as normas de distanciamento ainda vão vigorar por algum tempo.

Compartilhe