Waymo iniciará testes de robô-táxi no Japão em breve

Waymo iniciará testes de seus robô-táxis em Tóquio, marcando sua estreia fora do mercado norte-americano

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read
Resumo
  • Waymo inicia testes de seus robô-táxis em Tóquio a partir desta segunda-feira (14/4), marcando sua estreia fora dos EUA.
  • Inicialmente os veículos da linha Jaguar I-PACE serão dirigidos/supervisionados por humanos, enquanto sensores mapeiam o ambiente urbano.
  • A empresa visa adaptar seu software às particularidades das ruas e regras de trânsito japonesas antes de avançar para operações totalmente autônomas.

A Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet/Google, está se expandindo seu alcance e iniciará em breve testes de seu serviço de robô-táxi na cidade de Tóquio, no Japão. De acordo com o Engadget, a empresa iniciará os testes em 14 de abril, sendo esta a primeira vez que a tecnologia Waymo será testada fora do mercado norte-americano.

Para a fase inicial, a Waymo irá implantar 25 de seus veículos elétricos Jaguar I-PACE em diferentes bairros de Tóquio, como Chiyoda, Minato e Shinjuku. No entanto, esses carros ainda serão conduzidos por motoristas da empresa de táxis local Nihon Kotsu Co.

Ao longo desses testes iniciais, as câmeras e sensores dos veículos I-PACE coletarão dados sobre as vias de Tóquio, normalmente mais estreitas do que as dos EUA. Isso fornecerá informações valiosas à Waymo sobre a infraestrutura local e os padrões de direção dos motoristas.

“É importante entendermos a diferença no ambiente de direção, o que torna a direção aqui única”, explicou Nicole Gavel, Diretora Sênior da Waymo, durante um evento na cidade se referindo ao fato de que a Waymo precisará ajustar seu software de acordo com as condições de trânsito e regras de trânsito da capital japonesa.

Gavel ressaltou que, por enquanto, a Waymo está focada apenas nos testes, mas que “adoraria ter um negócio” em Tóquio no futuro. No entanto, esse objetivo ainda está distante, pois a empresa precisará passar por diversas etapas adicionais, como testes de direção autônoma com e sem motorista.

Compartilhe