Para marcar o 85º aniversário da Marvel Comics, a Marvel Studios lançou uma compilação de 52 minutos destacando os 85 momentos mais icônicos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) até o momento. Capitão América, Homem de Ferro e outros heróis (e vilões) do MCU estrelam este vídeo de quase uma hora de duração.
Os clipes são apresentados em ordem cronológica, começando com “Capitão América: O Primeiro Vingador” e concluindo com a segunda temporada de “Loki”. O vídeo cobre praticamente todos os filmes do MCU e séries do Disney+ lançados até agora, de “Homem de Ferro” a “Echo”. Veja abaixo:
“Em 31 de agosto de 1939, o lançamento de MARVEL COMICS (1939) #1 deu origem a algo especial: o Universo Marvel. Das ruas de Nova York aos confins do Multiverso, o Universo Marvel abriu os leitores para incontáveis contos estranhos e jornadas de mistério com seus heróis e vilões. Desde seus primeiros dias como Timely Comics e Atlas Comics, a Casa das Ideias tem registrado as aventuras do sensacional, do estranho e do surpreendente. Em comemoração ao 85º aniversário da Marvel, acompanhe a linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel, do Capitão América: O Primeiro Vingador à 2ª temporada de Loki, em 85 momentos inesquecíveis”, descreve a Disney sobre o vídeo.
Muitos dos momentos na compilação são realmente icônicos, como Capitão América pegando Mjölnir em “Vingadores: Ultimato” e a famosa frase de Tony Stark “Eu sou o Homem de Ferro”. No entanto, o vídeo também inclui cenas mais controversas, como a “disputa de dança” de Peter Quill com Ronan, o Acusador, em “Guardiões da Galáxia”, e diversos momentos de filmes não muito apreciados pelos fãs (não encontramos cena de “She-Hulk”, felizmente).
“Costumo relembrar os anos 1960 e o famoso Marvel Bullpen com Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko criando o Homem-Aranha, Os Vingadores, Os X-Men e O Quarteto Fantástico,” disse o chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, no vídeo, refletindo sobre a rica história da marca. “‘A Casa das Ideias’ — é chamada assim por um motivo.”
Uma breve história da Marvel

A Marvel Comics foi fundada em 1939 por Martin Goodman com o nome Timely Publications. O primeiro sucesso veio com o Capitão América em 1941. Nos anos 1960, a empresa, renomeada para Marvel Comics, ganhou destaque com personagens inovadores criados por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko, como o Homem-Aranha, os X-Men e o Quarteto Fantástico. Essas histórias foram consideradas inovadoras, pois apresentavam heróis com falhas humanas e dilemas pessoais.
Nos anos 2000, a Marvel expandiu seu sucesso para a indústria cinematográfica. Depois de alguns projetos separados, foi o lançamento do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), começando com “Homem de Ferro” em 2008, que consolidou a marca novamente.
Na última década, a Marvel Studios lançou alguns dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos, bem como marcou algumas indicações ao Oscar. No entanto, o estúdio teve um revés nos últimos anos com fracassos de bilheteria como “As Marvels” e séries odiadas pelo público como “She-Hulk”. Mas o estúdio conseguiu novamente um sucesso este ano com “Deadpool & Wolverine”, que também é o único filme da Marvel a ser lançado em 2024.