Veja como é feita a neve dos filmes

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Neve artificial em cena de "Modern Family". Foto/ABC

Um pouco de neve pode proporcionar muita atmosfera para um filme, principalmente os de Natal. Mas os diretores não querem ficar por aí esperando a natureza trazer a neve antes de gritarem “ação!”. Por diversas vezes os diretores usam de efeitos visuais para fazer nevar nos seus filmes.

Desde os primórdios do cinema, produções vem desenvolvendo novas maneiras de fazer neve artificial. Talvez hajam poucos efeitos visuais mais antigos e mágicos que a criação da neve. Ao longo dos anos, o processo mudou mais vezes do que podemos contar, tudo para simular da forma mais real possível o fenômeno da natureza.

Efeitos visuais não são apenas os feitos em computadores, eles também podem ser feitos manualmente. Na maioria das vezes para criar o efeito de que está nevando nas filmagens os diretores usam os mais variados recursos que vão desde sal até aveia em flocos. Para a gravação os diretores levam em consideração alguns fatores: aparência, disponibilidade, custos, continuidade e sustentabilidade.

A Netflix divulgou um vídeo mostrando como é feita as neves de filmes natalinos da plataforma como “O Príncipe do Natal” e “Deixe a Neve Cair”, bem como de clássicos como “A Felicidade Não se Compra” e “O Mágico de Oz”. Veja abaixo:

Apesar de muitas locações de filmes ocorrerem em locais com neve de verdade, o recurso traz suas vantagens: tirando o desconforto de longas gravações na neve e também da imprevisibilidade dela. Outra vantagem é que os filmes podem ser produzidos em épocas que não nevam, acelerando o processo de produção.

A tecnologia mais recente criou neve falsa biodegradável e ecológica, feita com ingredientes que se dissolvem na chuva sem deixar resíduos. Celulose e outros tipos deixam resíduos nocivos quando se molham.

Antes que os perigos do amianto fossem conhecidos, a substância potencialmente cancerígena foi utilizada para criar cenários de inverno em filmes como “O Magico de Oz” e “Cidadão Kane”.

Para cenas de filmes ao ar livre que precisam de grandes quantidades de neve falsa, o sal era uma escolha barata, inclusive foi utilizada no final do clássico “O Iluminado”. No entanto o sal é prejudicial ao solo e à vida das plantas.

Compartilhe