Uma nova versão do Zorro com uma protagonista feminina está sendo desenvolvida pela NBC. A série, que fará uma releitura moderna e atualizada do popular personagem que existe há mais de cem anos, está vindo de uma equipe criativa, que inclui o cineasta Robert Rodriguez e a estrela de “Modern Family”, Sofia Vergara.
Situada nos tempos modernos, a história da série gira em torno de Sola Dominguez, uma artista underground que luta por justiça social sob o nome mítico de Zorro. Por conta de seus atos heroicos, sua vida é perpetuamente ameaçada por diversas organizações criminosas depois que ela as expõe.
Conforme relatou o Deadline, o cineasta Robert Rodriguez está co-escrevendo o roteiro da série com sua irmã Rebecca, que também dirigirá. A dupla de irmãos será produtores executivos da nova versão de “Zorro”, e possivelmente podem servir como showrunners do programa.
Sofia Vergara, que co-estrelou todas as temporadas de “Modern Family”, também está a bordo da produção, e está definida para produzir através do seu selo LatinWe; Embora pareça improvável, ainda não está suficientemente claro se a atriz assumirá algum papel na série.

Curiosamente, este não é o primeiro contato de Rodriguez com “Zorro”. Na verdade, ele foi originalmente escolhido para dirigir “A Máscara do Zorro”, de 1998, e foi responsável por escalar Antonio Banderas para o papel, mas Rodriguez acabou deixando o filme por questões orçamentárias. Banderas permaneceu e estrelou o filme que acabou sendo dirigido por Martin Campbell.
Com os super-heróis dominando a cultura popular nos últimos anos, chega a ser estranho que um herói fantasiado tão famoso em um passado não tão distante, como o Zorro, não seja visto há tanto tempo e não tenha recebido uma nova versão nos últimos anos, até agora.
Zorro, cujo nome em espanhol significa “raposa”, é comumente conhecido como uma espécie de super-herói das classes pobres e marginalizadas. Provavelmente baseado em contos folclóricos mexicanos sobre um nobre bandido que lutava em nome dos camponeses e dos povos indígenas, o personagem foi criado pelo escritor Johnston McCulley em 1919, e nas histórias originais, a verdadeira identidade do personagem é Don Diego de la Vega, que ganha o apelido de El Zorro por conta da admiração da população local por sua astúcia e habilidade de escapar de capturas.
Desde os primórdios da criação do personagem, há mais de cem anos, Zorro recebeu diversas adaptações e apareceu em uma extensa lista de séries, filmes, livros e histórias de quadrinhos, incluindo diversas edições de “Lady Zorro”, que apresentava uma versão feminina do icônico personagem.
Diferentemente da maioria das muitos versões anteriores, essa não será ambientada em séculos passados, muito pelo contrário, a série será ambientada nos tempos modernos. Agora, parte do truque do Zorro é usar uma capa e cortar um “Z” em coisas com uma espada, o que pode ser um pouco menos crível em um cenário moderno, então vamos esperar para ver qual será a solução inventada pela produção.
Robert Rodriguez recentemente dirigiu um episódio de “The Mandalorian” e está esperando um lançamento de “Pequenos Grandes Heróis”, um tipo de de continuação do seu filme infantil anterior, “As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl”, que estreia no dia de Natal na Netflix.