Twitter tem “proteções especiais” para a conta de Donald Trump, mas não para seus usuários

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Donald Trump. Foto/The Intercept

O Twitter foi invadido nesta semana, quando hackers tiveram acesso ao sistema de administradores da plataforma. No ataque maciço, algumas das maiores contas do Twitter – incluindo de Bill Gates, Barack Obama e Elon Musk – foram atingidas para espalhar tweets de golpe de bitcoin.

No entanto, notavelmente o perfil de Donald Trump não foi envolvido no ataque, e isso pode ser porque o Twitter implementou “proteções extras” para a conta do político, mas não para todo o restante dos usuários da plataforma.

Logo do Twitter em um smartphone. Foto/ABC News

Em um artigo profundamente relatado sobre o ataque, o The New York Times escreve que a conta do Twitter de Trump tem proteção extra após “incidentes passados”, citando duas fontes anônimas – um alto funcionário da Casa Branca e um funcionário do Twitter.

Apesar de não ter especificado quais incidente anteriores foram estes, eles podem estar se referindo ao incidente de 2 de novembro de 2017 no qual um funcionário tomou uma medida e desativou a conta do político em seu último dia na empresa – uma ação que durou pouco, visto que o perfil foi reativado 11 minutos depois, como observa publicação do The Verge.

Um dia após a desativação, o Twitter disse que “implementou salvaguardas para impedir que isso aconteça novamente”, não fornecendo detalhes sobre que medidas são essas ou porque elas não poderíam ser implementadas para a segurança do restante dos usuários da plataforma.

Mas o The Wall Street Journal informou na época que o Twitter já tinha limitado o número de funcionários que poderiam acessar a conta de Trump. Esses funcionários têm acesso à ferramentas que geralmente permitem que eles suspendam ou desativem perfis por estarem violando as regras da própria empresa – no entanto não podem fazer publicações por estes perfis.

As plataformas de comunicação na Internet – como o Twitter, Facebook e Whatsapp – são cruciais na comunicação atualmente e decidem qual o nível de segurança que você tem em suas contas e você não tem opinião sobre o assunto, mas aparentemente dependendo de quem você for (ou do apoio que eles querem te dar) eles irão implementar “proteções especiais” para você.

Compartilhe