O Twitter passou oficialmente por uma reformulação de marca para X há quase um ano, mas a maioria de suas páginas ainda usava o Twitter em seu URL até ontem. Agora a grande transformação finalmente aconteceu. O Twitter, agora conhecido como X, deu o passo final rumo à sua nova identidade alterando seu endereço web para “x.com”.
Elon Musk, o proprietário do X, anunciou que a plataforma concluiu a mudança para seu novo domínio em uma publicação no X. Ironicamente, Musk anunciou a alteração de URL com o estilo do antigo logotipo do Twitter, em vez do design da nova marca X. Veja abaixo:
Embora muitos aspectos da plataforma já tenham sido atualizados para a nova marca desde o ano passado, como a conta oficial, aplicativos móveis e assinaturas premium, os URLs ainda mantinham o antigo domínio “twitter.com”. Agora ao acessar twitter.com, você é redirecionado para x.com.
A plataforma também editou sua página de destino e login com uma nota na parte inferior que diz: “Bem-vindo ao x.com! Informamos que estamos alterando nosso URL, mas sua privacidade e dados as configurações de proteção permanecem as mesmas.” Em seguida, oferece o link para sua página de privacidade, que agora usa x.com em seu endereço.
Durante o último ano, a empresa foi abandonando aos poucos sua identidade pré-Elon Musk.
Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões em outubro e fez mudanças significativas na plataforma. Essas mudanças, algumas das quais foram em prol de permitir a liberdade de expressão na rede social, fez o número de usuários ativos aumentar.
A alteração de URL do Twitter para o X têm sido feito de forma lenta. Os URLs começaram a mudar em agosto do ano passado, quando foi descoberto links x.com dentro do aplicativo móvel do X, além de que links com o prefixo x.com já redirecionavam para twitter.com.
Agora que a empresa concluiu a alteração para seu novo URL, é um adeus para uma das últimas partes restantes de uma das plataformas pioneiras, que ajudou a moldar a internet como conhecemos.