O Twitter está passando por uma instabilidade massiva que começou no início da quinta-feira (15), com usuários da plataforma de todas as partes do mundo relatando problemas para enviar tweets, atualizar seus feeds ou até acessar publicações e perfis.
Todo o site de ficou inativo por alguns minutos e, embora tenha voltado rapidamente ao ar, os usuários não conseguiram publicar ou republicar nada por mais de uma hora, encontrando uma mensagem de erro dizendo que o Twitter estava em “excesso de capacidade”, ou uma nota dizendo: “Ops, algo deu errado”.
Em uma nota no site de status da empresa mostra que o Twitter estava investigando uma irregularidade em sua interface de programação de aplicativo, ou API; Mais tarde a plataforma disse que a instabilidade foi causada por “uma alteração inadvertida que fizemos em nossos sistemas internos”.
“O Twitter está fora do ar para muitos de vocês e estamos trabalhando para colocá-lo novamente em funcionamento para todos”, admitiu o Twitter em um tweet. “Tivemos alguns problemas com nossos sistemas internos e não temos nenhuma evidência de violação de segurança ou hack”.
“O problema recente foi causado por uma alteração inadvertida que fizemos em nossos sistemas internos. O Twitter deve funcionar para todos nas próximas horas”, escreveu a plataforma em outra publicação. No entanto, este não é exatamente o caso. Enquanto os feeds do Twitter começaram a ser preenchidos com as postagens parcialmente atualizadas, muitos usuários ainda estão relatando que não conseguem fazer publicações na plataforma.
Esse não foi o único “problema” do Twitter em 15 de outubro de 2020, que também se envolveu, juntamente com o Facebook, em uma enorme polemica ao decidir censurar uma reportagem do New York Post.
Lançado em 2006, o Twitter é um sistema de microblog que permite enviar e receber mensagens curtas chamadas tweets, que podem conter até 140 caracteres e também incluir links para sites e recursos relevantes – estes sendo devidamente indexados na postagem. Os usuários da plataforma seguem outros usuários, e se faz isso eles podem ver os tweets dessas contas na sua página inicial do Twitter.
A rede social foi fundada por Jack Dorsey, Evan Williams, Noah Glass e Biz Stone, com Dorsey atuando como CEO desde 2015.