Twitter e Facebook vão transferir contas presidenciais dos EUA para Joe Biden no dia da posse

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Mesmo que Trump não aceite sua derrota, o Twitter e o Facebook irão transferir as contas presidenciais dos EUA para o presidente eleito Joe Biden quando ele tomar posse no dia 20 de janeiro de 2021, tenha Donald Trump concedido ou não acesso, confirmou a empresa ao Politico.

“O Twitter está se preparando ativamente para apoiar a transição das contas institucionais do Twitter na Casa Branca em 20 de janeiro de 2021”, disse o porta-voz do Twitter, Nick Pacilio, por e-mail. “Como fizemos para a transição presidencial em 2017, este processo está sendo feito em estreita consulta com a Administração Nacional de Arquivos e Registros”.

O mesmo vale para as contas da Casa Branca, vice-presidente, dentre muitas outras associadas à presidência. Todo o conteúdo existente em todas essas contas serão arquivados antes da transferência (aqui está o de Barack Obama, como exemplo), e as contas serão redefinidas para zero tweets.

Interessante notar que o presidente derrotado usou sua conta pessoal, @realDonaldTrump, na maior parte do seu curto mandato. Seja como for, sua conta perderá as proteções especiais por ser presidente – o que significa que ele estará sujeito às mesmas regras que a maioria dos usuários do microblogging.

Sem as proteções especiais, a conta de Trump estará sujeita a ser bloqueada, suspensa ou banida caso viole as regras da plataforma, e isso inclui proibições de incitação violência e postar informações falsas. 

Quando foi derrotado, Trump, que odeia perdedores e agora é um, acessou seu Twitter para fazer diversas publicações em capslock alegando falsamente ter vencido as eleições de 2020. Algum tempo depois a plataforma restringiu as publicações adicionando rótulos de informação falsa.

O Facebook disse no sábado à NBC News que também transferirá a conta oficial de presidente dos EUA de suas plataformas para a próxima administração. “Em 2017, trabalhamos com a administração Obama e a nova administração Trump para garantir que a transição de suas contas do Facebook e Instagram fosse perfeita no dia 20 de janeiro e esperamos fazer o mesmo aqui”, disse a empresa.

Compartilhe