Twitter abre processo de solicitação de ‘anistia’ para contas suspensas

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Quando Elon Musk assumiu o Twitter, ele disse que ofereceria ‘anistia’ para contas anteriormente suspensas. Desde então, a plataforma restaurou centenas de usuários banidos e censurados da plataforma.

Agora, o Twitter está abrindo um processo de apelação público, que permitirá que qualquer pessoa cujo o perfil tenha sido suspenso anteriormente solicite o restabelecimento.

O Twitter postou um link para um formulário online acessível a usuários, que podem fazer login em uma conta que foi bloqueada ou suspensa anteriormente e solicitar uma revisão do banimento.

O Twitter está prometendo tomar “ações menos severas” ao disciplinar contas que quebram suas regras, no que é o mais recente abrandamento da postura do gigante da mídia social desde que Elon Musk assumiu o comando da plataforma de microblogs.

A plataforma de microblog só suspenderá contas que cometerem “violações graves ou contínuas e repetidas” de suas regras.

A mudança ocorre apenas dois meses após Musk anunciar que as contas suspensas do Twitter receberiam uma ‘anistia’ em resposta a uma pesquisa aberta que revelou que a parte dos usuários do Twitter apoia a mudança.

Estas mudanças vêm após as revelações dos ‘arquivos do Twitter’, uma série jornalística que têm revelado documentos internos da empresa que, no passado recente, conspirou para censurar dissidentes.

Contas de médicos, cientistas e jornalistas independentes censurados nos últimos dois anos foram restabelecidas.

O perfil do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, também foi restaurado após seu banimento. No entanto, Trump decidiu não voltar a usar a plataforma, até este momento.

O proprietário e CEO do Twitter, Elon Musk, que adquiriu a plataforma de microblog no valor de US$ 44 bilhões em outubro de 2022, disse que as contas de usuários seriam restauradas, desde que não estivessem envolvidas em spam ou estivessem banidos por ordens judiciais.

Não apenas isso, mas a gigante da mídia social pretende ser mais transparente sobre casos de suspensão.

Uma série de novos recursos que devem ser revelados nas próximas semanas; supostamente o Twitter pretende informar os usuários quando seus perfis forem postos em ‘shadowban’ e o motivo desta ação, conforme Musk sugeriu há alguns meses.

“No futuro, tomaremos medidas menos severas, como limitar o alcance de tweets que violam a política ou pedir que você remova tweets antes de continuar usando sua conta”, disse a empresa esta semana. “A suspensão da conta será reservada para violações graves ou contínuas e repetidas de nossas políticas.” O Twitter acrescentou que as apelações seriam “avaliadas de acordo com nossos novos critérios de reintegração”.

Compartilhe