“Toy Story 4” se torna o décimo filme da Pixar a ganhar o Oscar de Melhor Animação

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

“Toy Story 4” venceu o Oscar de Melhor Animação – uma década depois de “Toy Story 3” receber o prêmio. A animação superou “Link Perdido” da Laika, “Como Treinar Seu Dragão 3” da Universal e dois títulos da Netflix: “Perdi Meu Corpo” e “Klaus”.

O longa se tornou o décimo título da Pixar a ganhar um Oscar desde que a categoria foi fundada em 2001, desde então o estúdio venceu com “Procurando Nemo”, em 2004; “Os Incríveis”, em 2005; “Ratatouille”, em 2008; “WALL·E”, em 2009; “Up: Altas Aventuras”, em 2010; “Toy Story 3”, em 2011; “Valente”, em 2013; “DivertidaMente”, em 2017 e “Viva: A Vida é Uma Festa”, em 2018.

Todos os filmes da Pixar vencedores do Oscar. Foto/Reprodução/Walt Disney Company

Josh Cooley, diretor de “Toy Story 4” e os produtores da animação, Mark Nielsen e Jonas Rivera, subiram ao palco para receber o prêmio da Academia.

“Só queremos agradecer à Academia por homenagear nosso filme ao lado de tantos belos filmes de animação este ano. Estamos orgulhosos de estar entre eles”, disse Nielsen. “Temos muito orgulho do fato de podermos fazer filmes de família, e ‘Toy Story 4’ é uma carta de amor para nossas famílias”.

“Queremos agradecer muito ao público do cinema, especialmente aqueles que cresceram com ‘Toy Story’. Esperamos que suas aventuras com Woody e Buzz tenham facilitado o crescimento”, disse Cooley.

Josh Cooley, Mark Nielsen e Jonas Rivera após vitória no Oscar. Foto/Variety

Lançado em 2019, “Toy Story 4” acompanha Woody ainda confiante sobre seu lugar no mundo e que sua prioridade é cuidar de suas crianças, seja Andy ou Bonnie. Sendo esta a “missão mais nobre de um brinquedo”. No entanto, quando Bonnie, cria um novo brinquedo chamado “Garfinho”, e uma aventura se inicia, ele vai perceber o quão grande é o mundo.

O longa ainda ganhou dois derivados no Disney+: “Forky Asks A Question”, onde o garfo de plástico com vida responde a diversos questionamentos e ainda “Lamp Life”, curta focado na história de Betty, contando os acontecimentos de sua vida ao longo do tempo que esteve ausente da franquia, do segundo até o quarto filme.

O filme dirigido por Josh Cooley ainda arrecadou US$ 1,07 bilhão em bilheterias, sendo a segunda maior bilheteria de um filme de animação.


A 92ª edição do Oscar elegeu “Parasita” como Melhor Filme e Direção. Joaquin Phoenix e Renée Zellweger venceram como Melhor Ator e Atriz pelo seus desempenhos em “Coringa” e “Judy: Muito Além do Arco-Íris”, respectivamente. 

Confira a lista completa de indicados e acompanhe na Categoria Nerd a cobertura completa dos prêmios da Academia.

Compartilhe