“Tortured Poets” de Taylor Swift é o 1º álbum a obter 1 bilhão de streams em uma semana, diz Spotify

O Spotify anunciou que "The Tortured Poets Department", novo álbum de Taylor Swift, é o primeiro álbum a atingir um bilhão de streams em uma semana na plataforma de streaming.

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read
Resumo
  • "The Tortured Poets Department" de Taylor Swift alcança um bilhão de streams em uma única semana no Spotify, anuncia a plataforma.
  • O álbum tinha conseguido 300 milhões de plays em seu dia de estreia.
  • "The Tortured Poets Department" teve 2,6 milhões de vendas equivalentes nos EUA, estreando no topo das paradas da Billboard.
  • Notavelmente Swift no passado boicotou o Spotify, removendo todo seu catálogo de lá depois que a plataforma recusou o pedido dela para manter sua música fora do plano gratuito do Spotify.
  • Na época, ela defendeu uma compensação justa para os artistas, mas decidiu voltar a disponibilizar seus álbuns na plataforma.

O Spotify anunciou que “The Tortured Poets Department” de Taylor Swift se tornou o primeiro álbum a atingir um bilhão de streams em uma única semana na plataforma. E fez isso faltando ainda alguns dias para o final do período de sete dias em questão.

Isso não é uma surpresa, considerando que no dia do lançamento o álbum quebrou o recorde de mais streams em um único dia, somando mais de 300 milhões de plays.

Anteriormente, o recorde pertencia a outro álbum de Swift, “Midnights”, de 2022. O Spotify não divulgou um número específico quando anunciou na época que “Midnights” havia quebrado o recorde, mas a Variety informa que os números por meio de dados do Spotify disponíveis publicamente na época estimaram que o número estava na casa dos 700 mil execuções.

Na primeira semana de lançamento, “The Tortured Poets Department” teve o equivalente a 2,6 milhões vendas de álbuns nos Estados Unidos, de acordo com a Luminate, que acompanha os dados por trás das paradas da Billboard, estreando no topo do top 200. (Nota: equivalente significa que um certo número de stream em plataformas são “transformados” em número de venda de álbuns.)

Por enquanto, “25” da Adele mantém o recorde absoluto de álbum que mais vendeu cópias em sua primeira semana: o terceiro álbum de Adele vendeu 3.378.000 cópias apenas nos EUA em sua primeira semana após o lançamento – quebrando com folga um recorde anterior do grupo *NSYNC em 2000.

A relação complicada de Taylor com o Spotify

Notavelmente, Swift boicotou o Spotify e demais plataformas de steaming no passado. Ela criticou a plataforma por pagar baixas taxas de royalties aos criadores de conteúdo depois que o Spotify negou o pedido dela para manter sua música fora do plano gratuito da plataforma.

Em um artigo no Wall Street Journal, Swift defendeu sua posição, argumentando que a música é uma forma de arte valiosa que merece ser remunerada adequadamente.

Taylor Alison Swift no Grammy 2024, onde ela anunciou seu 11º álbum “The Tortured Poets Department”. Foto: Parade

Na época do lançamento do “1989”, ela não só não disponibilizou seu novo álbum no Spotify como removeu todas as suas músicas – exceto uma – de lá.

Mas o tempo passou e Swift decidiu voltar a disponibilizar seus álbuns nas plataformas de streaming. A cantora é paga como compositora e intérprete de suas músicas, e também possui as gravações master da “Versão de Taylor” de seus álbuns.

“The Tortured Poets Department” (Departamento de Poetas Torturados, em tradução livre) é o 11º álbum de Taylor Swift e segue o lançamento do “Midnights” de 2022. Com duração de 65 minutos, “The Tortured Poets Department” foi escrito e produzido por Swift, Jack Antonoff e Aaron Dessner e lançado em 19 de abril de 2024 pela Republic Records.

Compartilhe