TikTok vai parar de pagar as pessoas para assistir a vídeos na UE

A UE ameaçou o TikTok com multas pesadas e uma possível suspensão forçada por causa do programa de recompensas.

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read
Um smartphone exibe TikTok. Foto: Reuters
Resumo
  • O TikTok encerrou seu programa de recompensas para usuários do TikTok Lite na União Europeia, que pagava pequenas quantias por assistir a vídeos diariamente.
  • A medida veio após reguladores europeus expressarem preocupações sobre o potencial viciante do programa, especialmente entre jovens.
  • Embora o TikTok tenha destacado que o recurso não estava disponível para menores de 18 anos, a Comissão Europeia questionou a eficácia dos mecanismos de verificação de idade da plataforma.

O programa de recompensas do TikTok acabou na União Europeia (UE), agora os usuários do TikTok Lite terão que arrumar outro jeito de ganhar seus centavos extras por dia.

A versão Lite do TikTok, lançada em dois países da UE há algumas semanas, incluía um recurso de recompensa que pagava aos usuários uma pequena quantia para assistir vídeos. No entanto, os reguladores europeus se intrometeram, ameaçando o TikTok com multas pesadas e uma suspensão forçada, alegando “preocupações” sobre a possibilidade desse sistema de recompensas incentivar o vício. Em resposta, o TikTok suspendeu o programa na UE enquanto lida com a investigação.

Página do app TikTok Lite no Google PlayStore. Foto: CyberNews

O TikTok Lite foi criado para ser uma alternativa mais leve ao aplicativo principal, especialmente para conexões lentas de internet. Lançado recentemente na França e na Espanha, o aplicativo oferece seu famoso programa de recompensas.

No programa de recompensas do TikTok, os usuários ganham “moedas” por ações como assistir a anúncios e curtir vídeos (na UE esses valores podem ser trocados por vouchers da Amazon ou cartões-presente do PayPal). No entanto, ganhar uma quantia significativa demanda muito tempo e esforço – uma hora de visualização de vídeos rende apenas cerca de 30 centavos de euro.

A Comissão Europeia iniciou uma investigação, citando “preocupações” sobre o potencial viciante do programa de recompensas, especialmente para crianças, de acordo com a Lei dos Serviços Digitais da UE. Embora o TikTok tenha enfatizado que o recurso não está disponível para usuários menores de 18 anos, a comissão questiona a eficácia dos mecanismos de verificação de idade da plataforma.

Autoridades da UE alegam que o recurso pode ser usado para transformar usuários do TikTok Lite em viciados que não conseguem parar de usar o aplicativo e o descreveram como um “experimento” com cidadãos da UE na Espanha e na França, onde o TikTok Lite foi disponibilizado.

A investigação da UE é a segunda grande investigação do bloco contra o TikTok.

Compartilhe