Tencent encerra seu serviço de streaming de jogos

2 Min Read

A Tencent, maior empresa de videogames do mundo, disse que fechará sua plataforma de streaming de jogos Penguin Esports até junho devido a “mudanças nas estratégias de negócios”.

Isso ocorre meses após os reguladores chineses encerrarem uma fusão multibilionária entre Huya e DouYu. A Tencent possui uma parte significativa nas duas maiores plataformas de streaming de jogos da China – Douyu e Huya -, por meio de aquisições anteriores.

Penguin Esports, que é similar ao Twitch, nunca alcançou uma participação de mercado substancial na China. O serviço será encerrado em 7 de junho.

Como o Twitch da Amazon, o Penguin Esports da Tencent hospeda transmissões ao vivo de conteúdos relacionados a videogames.

A decisão de encerrar a Penguin Esports é um golpe para as ambições da Tencent. A empresa já é uma das maiores empresas do ramo de jogos online do mundo e estava avançando agressivamente na área de e-sports, para um potencial novo fluxo de receita.

Em 2020, a Tencent propôs a fusão da Huya e da DouYu, que teria aumentado o valor da empresa a números astronômicos como US$ 6 bilhões, de acordo com a CNBC. Mas no ano passado, os reguladores chineses bloquearam o acordo devido a preocupações antitruste.

“Isso tem o efeito de eliminar ou restringir a concorrência”, disse a conclusão das autoridades sobre a possível fusão. “Não é propício para uma concorrência de mercado justa ou para o desenvolvimento saudável e sustentável das indústrias de jogos online e streaming de jogos”.

A Tencent continua a investir em áreas de jogos, mas regulamentações de jogos na China endureceram com a justificativa de controlar o vício entre os usuários mais jovens, incluindo reduzir a quantidade de tempo que crianças menores de 18 anos podem jogar online e congelar as aprovações de novos títulos.

Compartilhe