O Universo Estendido da DC está ficando menos “estendido”.
A Warner Bros. e sua DC Films anunciaram que “New Gods”, um filme de quadrinhos e mitologia sobre a estranheza existencial do Quarto Mundo que Ava DuVernay dirigiria, e “The Trench” – um filme spinoff de “Aquaman” focado nas criaturas do Fosso, não estão mais em desenvolvimento no estúdio.
“Como parte de nossa lista de DC, alguns títulos de desenvolvimento de legado, incluindo ‘New Gods’ e ‘The Trench’ não vão avançar”, disse a Warner Bros. em um comunicado público. “Agradecemos aos nossos parceiros Ava DuVernay, Tom King, James Wan e Peter Safran por seu tempo e colaboração durante este processo e esperamos continuar a nossa parceria com eles em outras histórias da DC. Os projetos permanecerão em suas mãos hábeis se quiserem avançar no futuro”.
A decisão de cancelar “The Trech” foi tomada após o resultado de conflito de programação de James Wan com “Aquaman 2”, segundo o Deadline. O filme seria centrado nas criaturas anfíbias aterrorizantes do reino submarino do Fosso, conhecidas como a trincheira; elas foram vistas em “Aquaman” em uma cena atacando Aquaman e Mera. O projeto seria ambientado no reino submarino Fossa das Marianas, para onde um grupo de habitantes originais foi enviado depois que Atlântida afundou e se transformaram em monstros.

A decisão de cancelar “New Gods”, por sua vez, aconteceu supostamente por que o filme apresentava problemas estruturais dentro de sua integração com o DCEU como um todo. A história teria girado em torno de personagens da saga do Quarto Mundo, dos quais inclui Darkseid – que apareceu recentemente em “Liga da Justiça de Zack Snyder”.
DuVernay foi contratada para desenvolver a história de “New Gods” ao lado do roteirista Tom King. A cineasta comentou a decepcionante notícia no seu Twitter, notando que ela estava “chateada” porque a saga de muitos dos personagens icônicos de Jack Kirby “termina assim”, DuVernay elogiou seu co-escritor Tom King por seu trabalho em sua colaboração.
“Tom, adorei escrever ‘New Gods’ com você. Estou chateada que a saga de Barda, Scott, Granny, Highfather e As Fúrias termine assim. Mergulhar no Quarto Mundo de Kirby foi a aventura de uma vida. Isso não pode ser tirado. Obrigada por sua amizade. E lembre-se ‘Darkseid é'”, ela escreveu.
“Obrigado, Ray. Você não tem sido nada além de gracioso comigo”, respondeu Ava DuVernay à uma publicação do ator Ray Porter, que interpreta Darkseid. “Agradeço você. E fãs que apoiaram. Disseram que o estúdio falará sobre sua recente decisão sobre os personagens de ‘New Gods’ em breve. Espero que nossos caminhos se cruzem um dia, senhor. Se não no Quarto Mundo, será em outro”.
Os cancelamentos de “New Gods” e “The Trench” chegam enquanto o estúdio está desenhando uma redefinição para a DC, costurando o futuro do seu universo de filmes e séries compartilhados (agora com o HBO Max).
Enquanto “New Gods” poderia ter sido um filme de super-heróis realmente muito interessante – afinal Ava DuVernay é uma cineasta ambiciosa que poderia ter acrescentado muito aos conceitos elementares, abstratos e intrigantes com os quais os quadrinhos do Quarto Mundo tem (sendo simultaneamente mítico e humano) -, “The Trench”, por sua vez, é um dos argumentos mais estranhos para um filme spin-off de super-heróis.
Embora “Aquaman” seja claramente um enorme sucesso (tendo arrecado mais de US$ 1 bilhão em bilheterias), as criaturas horríveis em que o spinoff é focado, apareceram por apenas cinco minutos no filme.
O diretor James Wan, responsável por “Aquaman” e sua futura sequência, explicou anteriormente que “The Trench” funcionaria mais como “um filme de terror de monstros do que um filme de super-heróis, mas ainda é definitivamente parte do mundo ‘Aquaman’” e que eles ainda estavam “empenhados na elaboração do roteiro, na elaboração da história”.