“Somewhere Over the Rainbow”, de Iz Kamakawiwoʻole, ganha clipe animado inédito do Google Doodle; confira

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

O nome Israel Kamakawiwo’ole pode não ser imediatamente reconhecido por alguns, mas sua música é conhecida por muitos em todo mundo. Conhecido como Iz, ele foi um músico, cantor e compositor cujo a versão de um medley de “Somewhere Over the Rainbow/What Wonderful World” conquistou o mundo.

Para comemorar o Mês da Herança da América do Pacífico Asiático, o Google lançou um novo clipe do Doodle em homenagem à Kamakawiwoʻole no que seria seu aniversário de 61 anos. No clipe em animação emocionante você ouvirá a faixa em que Israel Kamakawiwoʻole causou seu impacto duradouro no mundo, com cenas da vida de Israel, nas quais ele foi encontrado com o ukulele na mão – veja abaixo:

Suas faixas com ukulele apareceu na trilha sonora de vários filmes, programas de TV e comerciais, e ele é tão influente na música havaiana que é considerado “a voz do Havaí”.

Nascido em 20 de maio de 1959, em Honolulu, Israel Ka’ano’i Kamakawiwo’ole começou a tocar ukulele aos 11 anos e em 1976, como muitos havaianos estavam redescobrindo sua língua e cultura, o adolescente Iz formou a banda Makaha Sons of Ni’ihau com seu irmão e três amigos, tocando uma mistura de estilos contemporâneos e tradicionais. Eles fizeram uma turnê pelo Havaí e pelo continente americano e lançaram 15 álbuns de médio-sucesso.

Em 1988, tarde da noite, durante uma sessão de gravação improvisada, Iz fez sua primeira gravação de “Somewhere Over the Rainbow”. A música foi gravada em uma única tomada e, além da gravação principal, Iz conseguiu a única cópia. Cinco anos depois, o engenheiro de gravação tocou a gravação para um produtor que decidiu colocá-lo em um dos álbuns de Iz como “Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World”.

Kamakawiwoʻole morreu em 1997 aos 38 anos de idade por problemas médicos relacionados ao seu peso. O Doodle foi criado em parceria com a família Kamakawiwo’ole e a artista convidada de Wai’anae, Dalani Tanahy, de Kapa, ​​Havaí.

Compartilhe