Sites de fãs de “Harry Potter” se distanciam de J.K. Rowling depois de comentários ofensivos da autora

Por Redação Categoria Nerd
3 Min Read

Os maiores sites de fãs da saga “Harry Potter” condenaram a autora J.K. Rowling após as publicações ofensivas e constantes que a autora tem feito sobre as mulheres trans.

MuggleNet e The Leaky Cauldron, que são os dois maiores sites de fãs da franquia, divulgaram na quarta-feira (1) uma declaração conjunta que rejeita as crenças de Rowling sobre os direitos dos transgêneros e detalha seu compromisso em fornecer uma comunidade segura, onde todos se sintam bem-vindos.

As estrelas de “Harry Potter”, Daniel Radcliffe e Emma Watson, condenaram os comentários ofensivos e insensíveis de J.K. Rowling. Foto/IMDb

“Nas últimas semanas, dedicamos um tempo para refletir como fãs e como comunidade as declarações que JK Rowling fez recentemente sobre pessoas trans”, inicia a declaração que foi elaborada depois de “ouvir uma grande variedade de pessoas mais impactados” pelos comentários de Rowling.

Os sites de fãs disseram que implementaram novas políticas para se distanciar da autora, afirmando que não cobrirão mais seus esforços pessoais (excluindo sua instituição de caridade) e não apresentarão fotos ou citações da autora. Eles também disseram que não publicarão mais links de compra ou links para o site da autora.

A declaração acontece depois que Rowling publicou um ensaio ofensivo sobre identidade de gênero em seu site, isso depois de publicar uma série de comentários ofensivos no Twitter exigindo uma distinção entre mulheres e mulheres trans e criticando ainda àqueles que acreditam que o sexo designado de uma pessoa no nascimento não é “real”, aparentemente misturando sexo com gênero.

Ela imediatamente enfrentou críticas, afinal esta não era a primeira vez que ela esteve envolvida com este tipo de comentário. Por anos ela esteve curtindo publicações ainda mais ofensivas, que seus representantes alegaram ser um erro de idade por não saber manusear seu smartphone.

Ainda em junho todas as principais estrelas da franquia vieram publicamente apoiar as pessoas trans e se distanciar dos comentários ofensivos da autora, incluindo a estrela dos filmes “Harry Potter”, Daniel Radcliffe.

A Warner Bros., que é responsável pelos filmes “Harry Potter” e “Animais Fantásticos”, também fez uma declaração morna, que apesar de apoiar as pessoas trans, não condena diretamente os comentários ofensivos de Rowling.

Compartilhe
Sair da versão mobile