Sistema de Inteligência Artificial detecta motoristas mexendo no celular enquanto dirigem

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

O governo australiano está implementando um sistema de radar que utiliza inteligência artificial para identificar motoristas que estão utilizando celular enquanto dirigem.

A implantação das câmeras será concluída em dezembro, e após um período de três meses passa a valer oficialmente. O novo sistema vai custar 88 milhões de dólares australiano dos cofres públicos – algo em torno de R$ 253 milhões.

O dispositivo deve gerar multa aos usuários pegos pelo sistema e não vai gerar nenhum tipo de alerta para a vigilância. De acordo com informações do ABC News o objetivo do projeto seria mudar o comportamento dos motoristas nas estradas.

Na Austrália é permitido utilizar smartphone enquanto dirige apenas se este estiver conectado ao carro via Bluetooth. A penalidade por utilizar o aparelho enquanto dirige gera multa 344 dólares australianos e cinco pontos na carteira do motorista.

Imagem divulgada pelo governo teria sido tirado pelo sistema de IA. Foto/ABC News

O governo alega que durante os seis meses de testes, com apenas dois pontos, mais de oito milhões de carros foram monitorados, e mais 100 mil pessoas foram detectadas utilizando seus celulares enquanto dirigiam e ainda afirma que irá expandir o programa para realizar 135 milhões de verificações de veículos até 2023.

A tecnologia utiliza imagens de alta definição e analisa o posicionamento dos braços do motorista, identificando se o mesmo está utilizando o smartphone seja para mandar uma mensagem ou fazendo uma ligação. O governo pretende ainda implementar dispositivos móveis que serão utilizados em diversas partes do país.

Compartilhe