Showrunner de “A Roda do Tempo” fala sobre cancelamento da série

Para ele, a indústria prioriza resultados imediatos, não dando tempo para que a história se desenvolva e a série cresça gradualmente

Por Redação Categoria Nerd
4 Min Read
Resumo
  • A série "A Roda do Tempo" foi cancelada após três temporadas e o showrunner Rafe Judkins quebrou o silêncio admitindo que nem mesmo ele sabe o motivo pelo qual o programa foi cancelado. Em um longo texto, ele aborda a indústria do streaming e o futuro (ou não) da saga épica.
  • Judkins criticou a pressão da indústria por resultados rápidos. Segundo ele, séries como essa precisam de tempo para crescer, mas o modelo atual prioriza números imediatos e curtas temporadas.
  • Apesar do fim abrupto, Judkins ainda acredita em um possível resgate da história por outra plataforma, como aconteceu com "The Expanse". Para os fãs, só resta torcer.

A adaptação em série de “A Roda do Tempo” era uma grande aposta do Amazon Prime Video, mas foi cancelada após apenas três temporadas. O showrunner Rafe Judkins quebrou o silêncio sobre o cancelamento de “A Roda do Tempo”, admitindo que nem mesmo ele entende completamente os motivos por trás da decisão.

“A mesma pergunta já me fizeram muitas vezes na semana passada: por que ‘A Roda do Tempo’ foi cancelada? E a verdade é que não sei. Gostaria de poder dizer algo claro e objetivo que explicasse a todos que a amam por que ela está chegando ao fim, mas, infelizmente, não posso”, disse Judkins em uma longa publicação em seu Instagram.

Sem entrar em detalhes sobre o cancelamento (que ele disse não saber ao certo), Judkins fez uma reflexão mais ampla sobre a crescente tendência da indústria de TV/streaming de buscar apenas resultados imediatos.

Ele criticou o foco cada vez maior em números de audiência e no aumento de assinantes a curto prazo, argumentando que isso não permite que narrativas de longo prazo se desenvolvam, deixando pouco espaço para que as séries cresçam gradualmente e encontrem seu público ao longo do tempo.

“Muito já foi escrito sobre essa tendência mais ampla na TV, que busca menos temporadas com menos episódios e maneiras mais rápidas de adquirir assinantes de streaming adicionais. Mas eu realmente acredito que isso vai contra a força fundamental da televisão: a narrativa de longa duração”, escreveu o showrunner. “É uma forma de arte, muito parecida com a fantasia épica, que, no seu melhor, oferece às pessoas um lugar para ir e passar tempo com os personagens que amam, ano após ano. E acredito que há executivos, estúdios e emissoras que sabem disso. Acredito que encontraremos nosso caminho através desta iteração atual da indústria e retornaremos ao que fazemos de melhor: trazer grandes personagens para as salas de estar e vidas das pessoas todas as semanas.”

Judkins também abordou as chances de “A Roda do Tempo” ser adquirida por outra plataforma ou canal para que a história possa ser concluída. Embora reconheça que isso nem sempre acontece, ele lembrou que escolheu a Amazon exatamente por causa da decisão de retomar a série “The Expanse” após seu cancelamento.

“Será que ‘A Roda do Tempo’ conseguirá fazer isso com outra emissora e finalizar a história? Infelizmente, não é algo que acontece com frequência. Mas acontece”, disse ele. “Na verdade, um dos motivos pelos quais escolhemos a Amazon como sede da série foi porque eles estavam no meio da retomada de ‘The Expanse’ após o cancelamento pelo SYFY.”

“Então, quem sabe, talvez a série A Roda do Tempo faça o que os livros sempre conseguiram fazer desde o primeiro dia – desafiar as definições tradicionais de ‘começos’ e ‘fins'”, disse Judkins, deixando a porta aberta para uma possível continuação da saga.

Apesar disso, o TVLine relatou recentemente que “A Roda do Tempo” não será oferecida para outra plataforma. Há ainda uma série pré-sequência animada de “A Roda do Tempo” anunciada anteriormente em desenvolvimento.

Compartilhe