Sam Hargrave revela detalhes da cena “one-er” de 12 minutos de “Resgate”

Por Redação Categoria Nerd
5 Min Read

No meio do filme “Resgate” é apresentada uma cena de ação intensa de 12 minutos, intitulada “one-er”, que parece ter sido feita em uma única tomada. O trecho acontece no meio do filme e acontece quando Rake (Chris Hemsworth) é perseguido por Ovi (Rudhraksh Jaiswal) em uma tomada intensa que começa primeiro dentro de um carro, depois uma perseguição a pé que se acontece pelas ruas, Rake e Ovi vão “mano-a-mano” dentro de um prédio residencial antes de voltar para as ruas de Dhaka. Esses são apenas alguns destaques dos golpes amplos, já que o trecho é bem mais detalhado do que isso.

Se você ficou curioso para saber como essa cena foi feita, o diretor do filme, Sam Hargrave, deu um vislumbre de alguns detalhes de como a cena foi realizada. “Sim, nós chamamos essa sequência de ‘one-er’ porque ela foi montada de uma sequência ou de uma série de tomadas longas que fizeram com que parecesse uma tomada contínua de 11 minutos e meio”, ele disse ao TheWrap.

“Fomos restringidos por certas limitações técnicas e de localização, onde alguns dos… seu ego querem fazer uma tomada contínua, eu adoraria fazer todas as cenas de luta, 11 minutos sem cortar a câmera, mas tivemos que mudar de local”, contou. “Às vezes, quando você entrava em uma porta de um ponto para outro a 15 quilômetros de distância, não podia fazer isso. E então você teria que construir o acúmulo de dano que eles receberiam ao passar por essas sequências de ação, você tinha que ser fiel a isso até parar e aplicar mais sangue ou uma lágrima maior no guarda-roupa ou o que quer que fosse estar”.

Sam Hargrave e Chris Hemsworth durante as filmagens de “Resgate”, da Netflix. Observe que não possui o filtro amarelo utilizado no filme para representar o país em desenvolvimento. Foto/IMDb

A cena de ‘oner-er’ em Dhaka foi improvisada por Hargrave e sua equipe, pois originalmente não tinha sido escrita dessa maneira: “Então, a necessidade acabou, mas no filme, isso acontece como uma sequência de 11 minutos e meio e isso… nunca começou assim, como escrito [no roteiro], isso foi um grande pedaço de ação que fez seus olhos arregalarem”, disse. “Toda vez que eu lia, eu pensava: ‘Cara, isso é emocionante’. Tão grande quanto qualquer filme de James Bond ou Jason Bourne. E eu me lembro de ter pensado: ‘isso vai ser difícil de fazer em nosso cronograma e orçamento’. Como posso aceitar isso sem perder a emoção? Como posso fazer o meu próprio e torná-lo único para este filme sem perder a emoção?”

Geralmente, uma filmagem dessas usa duas equipes de produção e leva algumas semanas em cada equipe. No entanto, como Hargrave disse, eles não tiveram tempo de filmar da maneira tradicional e, em vez disso, tiveram de correr e filmar com destaque para Hemsworth disposto a realizar a cena.

“Então eu fiquei tipo, ‘Bem, se não tivéssemos que dividir em duas unidades…’ Porque seria… Na minha experiência, main levaria sete dias, a segunda unidade levaria três semanas. Eu estava tipo, ‘Nós não temos esse tipo de tempo, então como fazemos isso?’ E Chris é muito habilidoso fisicamente, então eu fiquei tipo, ‘Uau, e se ele fizesse a maioria dessas coisas?’ E nós construímos isso em torno de suas habilidades e nós o seguimos e meio que surgiu disso, essa necessidade e um desejo de… Porque essa parte do mundo realmente não tinha sido vista muito antes no cinema ocidental, não foi, Eu fiquei tipo… Seria realmente ótimo que o público participasse de uma extração em tempo real neste local, que você sinta como é e veja o mundo, sinta o ambiente, ouça os sons”, disse Hargrave.

Por fim, Hargarve e a equipe do filme levaram quase duas semanas para realizar o ‘one-er’ com semanas de ensaio antes das filmagens: “Então, quando eu mostrei dessa maneira para os meus colegas cineastas, todo mundo estava a bordo e levou… quero dizer, filmamos ao longo de 10 dias, mas o ensaiamos por muitas e muitas semanas. Levou meses para fazer o que vocês veem no produto final”, finaliza.

“Resgate” está disponível para assistir no Netflix.

Compartilhe