Rússia instalará tecnologia de reconhecimento facial Orwell em escolas

Por Redação Categoria Nerd
2 Min Read

Apenas no caso de a tecnologia já não ser orwelliana o suficiente. A Rússia está instalando nas suas escolas um sistema de vigilância com software de reconhecimento facial sutilmente intitulado Orwell em referência ao autor do livro de ficção “1984”.

A tecnologia de vigilância será instalada em mais de 43 mil escolas em toda Rússia. Até o momento, a plataforma foi instalada em mais de 1,6 mil escolas em 12 regiões do país monitorando seus movimentos e “identificando intrusos na propriedade da escola”, informa o The Moscow Times.

Uma menina passa por uma catraca de segurança em uma escola no centro de Moscou. Foto/RadioFreeEurope

O sistema de monitoramento faz monitoramento e identificação através de sistemas de imagem térmica e de vídeo com base em algoritmos criados pela empresa de design de segurança Elvees NeoTek e será será integrada à tecnologia de reconhecimento facial desenvolvido pelo laboratório NTechLab, do Rostec.

E se isso não fosse distópico o suficiente, de acordo com o canal de notícias Vedomosti, o Orwell poderia ser usado no futuro para vigiar com o que as crianças estarão “brincando” e rastrear o horário de trabalho dos professores. No entanto, os representantes da Elvees garantem ao público que os bancos de dados da escola serão armazenados localmente para evitar vazamentos e que eles não adicionarão pais e alunos à rede sem sua permissão.

O contrato excede o valor de 2 bilhões de rublos – cerca de R$ 154 milhões – e faz parte do programa de digitalização imposto pelo governo do presidente Vladimir Putin.

Compartilhe